Os cirurgiões Amauri C. Rocha, Primeiro Secretário da atual Diretoria da SBAIT, Gustavo P. Fraga, Coodenador do Comitê de Prevenção e ex presidente SBAIT 2013-2014, e Sizenando V. Starling, ex presidente SBAIT 2011-2012, participaram de 2 a 4 de dezembro do European Trauma Course – ETC  que foi realizado em Coimbra, Portugal. O ETC é um curso de 2,5 dias focado no atendimento em equipe do traumatizado, com vários cenários de prática, voltado para médicos e outros profissionais de saúde que atuam no atendimento de pacientes com graves traumatismos.

O ETC é um curso desenvolvido pela European Resuscitation Council (ERC)European Society of Anaesthesiology (ESA)European Society for Trauma and Emergency Surgery (ESTES) e European Society for Emergency Medicine (EuSEM). Em Coimbra o curso foi organizado pela ALTEC (Associação Lusitana de Trauma e Emergência Cirúrgica), com sede em Coimbra, capital do centro de Portugal e coração da antiga Lusitânia. A ALTEC é um dos grupos independentes, no campo da educação em trauma e cirurgia de emergência, representados no Grupo de Trabalho para a Formação em Cirurgia de Emergência da Ordem dos Médicos (GTFCE-OM) e membro institucional da European Society for Trauma and Emergency Surgery (ESTES). Fundada em 2005, a ALTEC assumiu um papel importante no campo da educação em trauma e cirurgia de emergência, não só em Portugal, mas também em outros países, com destaque para o Brasil, sendo que em 2015, na celebração do 10o aniversário, assinou acordo de geminação com a Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado (SBAIT).

O curso realizado no Centro de Saúde Militar de Coimbra teve a coordenação do português Dr. Carlos Mesquita e o director do curso foi o Dr. Pietr Koleda, da Polônia, com um total de 11 instrutores, provenientes de: Portugal (6), Croácia (2), Inglaterra (1), Irlanda do Norte (1) e Polônia (1), com o apoio de três enfermeiros do Hospital da Universidade de Coimbra. Doze alunos participaram do curso, sendo os três representantes da SBAIT e nove portugueses, das áreas de cirurgia, medicina de emergência, anestesiologia, ortopedia e terapia intensiva.

Instrutores e alunos do ETC em Coimbra – Foto: Liliana Lourenço

Um dos objetivos do trio brasileiro foi avaliar a viabilidade de trazer o ETC para o Brasil, sob a coordenação da SBAIT, a fim de promover o trabalho multidisciplinar no atendimento ao traumatizado nos centros de trauma que estão sendo criados no nosso país.

Sizenando V. Starling, Gustavo P. Fraga e Amauri C. Rocha