O propósito da nova gestão, com início em janeiro de 2022, é dar continuidade aos projetos desenvolvidos pelas diretorias anteriores e ampliar a união entre as Ligas de Trauma do país

 O Comitê Brasileiro das Ligas do Trauma (CoBraLT) é uma associação estudantil formada pela união das Ligas de Trauma do Brasil e de seus integrantes, constituída por tempo indeterminado como sociedade civil e sem fins lucrativos. 

Sua criação se deu no ano de 2003, sob a coordenação do Professor Dr. Mario Mantovani, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Desde então, as finalidades gerais do CoBraLT constituem-se no desenvolvimento interno de cada Liga do Trauma filiada, bem como no reconhecimento acadêmico de todos os ligantes de cursos da área da saúde, por meio de sua integração e representação. Tais objetivos são atingidos pelo oferecimento de algumas ferramentas para o ensino, extensão, prevenção e pesquisa da doença trauma, para todos os associados.

Dentre as propostas compartilhadas com as Ligas, encontra-se o Programa Salvando Vidas, um projeto social e gratuito, cujo objetivo é a conscientização do público leigo sobre prevenção e primeiros socorros em diversas situações de urgência e emergência relacionadas ao trauma. O CoBraLT desenvolve ainda, em parceria com a Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado (SBAIT), o projeto P.A.R.T.Y. (Prevenção ao Trauma Relacionado ao Álcool na Juventude), com o intuito de conscientizar e capacitar os jovens a realizar as melhores escolhas para prevenir lesões traumáticas nesse contexto.

Além disso, o Comitê realiza anualmente o Congresso Brasileiro das Ligas do Trauma (CoLT), que terá sua 24ª edição em 2022, cujo objetivo é a difusão de conhecimento por intermédio de palestras com profissionais renomados, workshops, competições e apresentações de trabalhos científicos.

A nova gestão do Comitê assume o compromisso de dar continuidade a todos esses projetos desempenhados com excelência nos últimos anos e, por meio de novas propostas, expandir a realização de eventos em parceria com as Ligas filiadas e estimular a realização de networking entre as Ligas, incentivando o intercâmbio e a interdisciplinaridade e difundindo ainda mais o conhecimento sobre Trauma e Emergência.

Para tal finalidade, contamos com uma equipe de 27 diretores, todos acadêmicos vinculados às Ligas de Trauma de suas instituições de ensino, cujos nomes e respectivos cargos são:  Giovanna Mennitti Shimoda (Presidente), Thiago Vinicius Ferreira Beserra (Vice-presidente), Ana Carolina Sampaio Freire (1ª Secretária), Lucas de Oliveira Martin (2º Secretário), Norma Kimberly Guillen Balarezo (Tesoureira), Maria Eduarda Sperandio Bonfante (Diretora Científica), Agatha Moura Lopes (Diretora de Comunicação e Marketing), Adriany Melissa Pinto Fernandes (Diretora de Comunicação e Marketing), Mariana Langanke Gonçalves (Diretora de Comunicação e Marketing), Rodrigo Chultz (Diretor de Comunicação e Marketing), Antonio Matos do Souza Filho (Diretor de Prevenção e Extensão), Cassiane Serpa e Silva (Diretora de Prevenção e Extensão), Saulo Ferreira Sá (Diretor de Prevenção e Extensão), Luan de Castro França (Diretor de Prevenção e Extensão), Maria Eduarda Moraes e Silva (Diretora Interdisciplinar), Samuel Matheus Rodrigues Garcia (Diretor do CoLT), Eduardo José Domingues (Diretor do CoLT),  Marcelo Regis Lima Corrêa (Diretor do P.A.R.T.Y.), Roberta Kayane Silva Leal (Diretora de Regionais), Marco Antônio Oliveira Santos Júnior (Diretor da Regional Centro-Oeste), Giovani Florencio Scarpelli Junior (Diretor da Regional Espírito Santo/Rio de Janeiro),  Bruna Borges Oliveira (Diretora da Regional de Minas Gerais), Airton Batista Falqueti (Diretor da Regional Norte), Tiemi Akaishi Nakasone (Diretora da Regional São Paulo), Victor Göttems Vendrusculo (Diretor da Regional Sul) e Matheus Almeida Ribeiro da Cunha (Diretor da Regional Nordeste).

Além desse time diverso e qualificado, contamos com a importante parceria da SBAIT, por meio da orientadora Profa. Dra. Dóris Medianeira Lazzarotto Swarowsky: Unidos, objetivamos o desenvolvimento de protagonistas e lideranças no cenário da cirurgia do trauma no país. Por fim, possuímos o significativo apoio das diretorias anteriores e das mais de 70 Ligas filiadas, às quais agradecemos imensamente pela confiança e engajamento nessa luta por maior qualidade de vida a todos.

Giovanna Mennitti Shimoda
Presidente da Gestão CoBraLT 2022