A Sociedade Brasileira de Queimaduras ( SBQ) promove anualmente a Campanha  JUNHO LARANJA – um mês dedicado a alertar a sociedade para a importância da prevenção a queimaduras, todos os dias.

Segundo a SBQ, cerca de 1 milhão de pessoas são vítimas desse incidente, todos os anos. Na maioria das vezes, é possível evitar. Por isso, a importância da campanha.

Dentro do mês, o 6 de junho foi reservado ao Dia Nacional de Luta contra Queimaduras, instituído pela Lei 12.026/2009

Em 2020, o foco da campanha será o público infantil, presente em cerca de 40% dos acidentes com queimaduras, a maior parte deles acontece em casa. Neste ano, o risco foi aumentado em razão do isolamento social somado ao uso de álcool na prevenção do coronavírus.

“Hoje, há um grande número de pessoas e instituições envolvidas no desejo e esforço para alcançar mais prevenção, mais acesso ao tratamento adequado e humanizado, reinserção pós-trauma. Pacientes, voluntários, sociedade civil organizada, setores do governo e outros colaboradores e lutadores da causa sempre de braços dados por essa luta”, ressalta o presidente da SBQ, José Adorno.

Ao longo de todo o mês de junho, serão realizadas lives científicas, voltadas para profissionais que lidam diretamente com pacientes vítimas de queimadura, além de campanha digital de conscientização da população em geral.

Para saber mais sobre a campanha, acesse o site da Sociedade Brasileira de Queimaduras: https://www.sbqueimaduras.org.br/junho-laranja , onde também é possível realizar o download das peças de divulgação da campanha.