Com  o  tema “Perceba o risco, proteja a vida”, o Movimento Maio Amarelo 2020 precisou também se adaptar, em razão da pandemia do novo coronavírus.  As ações presenciais, como caminhadas, blitz no trânsito, orientações diretas à população e comunidades, que geralmente são as estratégias mais usadas nos meses de maio para transmitir as informações de prevenção à vida no trânsito, esse ano serão transferidas para o mês de setembro, juntamente com as atividades da Semana Nacional de Trânsito. Com isso, o Maio Amarelo 2020 acontecerá somente de forma online durante o mês de maio.

Segundo a coordenação do Movimento Maio Amarelo nacional, realizada pela equipe do Obervatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), parceiro SBAIT, a ideia do tema foi exatamente passar à sociedade uma fala já comum entre os técnicos de segurança viária que é a tal percepção de risco. “Quando o cidadão entende que, usar o cinto pode salvar a vida dele, ele passa a usá-lo sem esquecer nos mais curtos deslocamentos. E assim é com o celular, com a manutenção preventiva, com o respeito a velocidade máxima permitida, etc. E foi pensando em ampliar esse conceito junto à sociedade que nasceu o tema de 2020: Perceba o risco. Proteja a vida”, explica José Aurelio Ramalho, diretor-presidente do Observatório.

Para o diretor geral do Denatran ( Departamento Nacional de Trânsito), Frederico de Moura Carneiro, o “importante é preservar a vida de todos no trânsito. Por isso, vamos fazer uma campanha digital para levar informação principalmente para quem não pode parar, que são os caminhoneiros e entregadores, seja de motocicleta, seja de bicicleta, além dos profissionais da segurança pública e de saúde”.

Essa será a sétima edição do Movimento, que já conta com o apoio de 27 países e participação oficial de 423 cidades brasileiras.

A abertura oficial do Movimento Maio Amarelo 2020, sempre realizada presencialmente, nessa edição também foi transferida para o formato online, com a realização de uma live realizada no dia 29 de abril, marcando o lançamento oficial do Movimento Maio Amarelo 2020 pelas redes sociais. Estavam previstas duas aberturas presenciais : uma nacional que seria realizada em Blumenau/SC e outra, internacional, em Montevidéu/Uruguai.

O material do Movimento em 2020, que poderá ser usado por qualquer pessoa, empresa ou entidade já está disponível com versões para que o apoiador insira seu logo na peça, no vídeo ou mesmo nos banners ou stories. “Temos certeza que, por meio das redes sociais e dos apps de mensagens pelo celular, faremos nossa mensagem de segurança no trânsito chegar a mais e mais brasileiros, trazendo mais consciência e responsabilidade a todos que transitam”, finaliza Ramalho.

Conheça e compartilhe os materiais do Movimento Maio Amarelo:

Vídeo:

Artes: 

Saiba mais em: https://maioamarelo.com/perceba-o-risco-proteja-a-vida/