A SBAIT – Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado, informa as recomendações para os profissionais de saúde nesse momento de pandemia do COVID-19:

1. Todos os procedimentos cirúrgicos eletivos devem ser adiados.

2. Os procedimentos de urgência que podem ser postergados como colecistite aguda não complicada e pancreatite aguda biliar, dentre outros deverão ser postergados.

3. A cirurgia laparoscópica deverá se evitada, e quando necessária, o paciente deverá ser submetido a Tomografia de Tórax para descartar alterações compatíveis com o COVID-19 e toda a equipe deverá ser protegida devido à geração de aerossóis.

4. Todo paciente suspeito de COVID-19 que precisar ser submetido a procedimento de urgência deverá, se possível, ter uma tomografia de tórax para descartar alterações compatíveis com o COVID-19.

5. Os pacientes instáveis que precisarem de procedimento de urgência, deverão ser considerados como portadores de COVID-19, no que consta a paramentação e cuidados peri-operatórios.

6. Pacientes com febre, diarreia e vômitos que chegam ao PS devem ser atendidos com a mesma proteção de quem atende um quadro gripal (máscara cirúrgica, gorro, óculos e avental).

7. Pacientes traumatizados que chegam ao PS devem ser atendidos com a mesma proteção de quem atende um quadro gripal (máscara cirúrgica, gorro, óculos e avental).

8. Uma sala cirúrgica deverá ser exclusiva para o tratamento de doentes contaminados ou suspeitos.

9. Todos os profissionais envolvidos no procedimento cirúrgico do paciente deverão usar a Máscara N95, avental, gorro e óculos (pelo risco de geração de aerossóis pelo eletrocautério). Enquanto não estiverem com a paramentação completa, não devem entrar na sala operatória, especialmente se o paciente estiver em processo de intubação.

10. As orientações para paramentação estão no link: https://www.cdc.gov/hai/pdfs/ppe/ppe-sequence.pdf

11. A SBAIT está disponível para orientar os profissionais que tiverem qualquer dificuldade.

12. Estamos com um plantão de dúvidas pelo site, mídias sociais e através do e-mail: tercio.decampos@sbait.org.br