Mensagem do presidente da SBAIT, Dr Tercio de Campos, sobre o novo coronavírus – COVID-19, no Brasil.

 

Como presidente da SBAIT, gostaria de me solidarizar com todos nesta batalha que estamos enfrentando sobre o COVID-19. É uma doença com um comportamento que começa a ser conhecido, e que é possível de ser prevenida e tratada.

Dois pontos são os mais relevantes:
-reduzir ao máximo sua disseminação
-otimizar o tratamento

Para que possamos reduzir a disseminação, medidas para evitar aglomerações, eventos públicos e contato próximo com outras pessoas são muito importantes, principalmente para os idosos e aquelas pessoas com doenças crônicas. Além disso, o uso frequente de álcool gel sempre em que tocar um objeto, é também importante. Estas medidas têm sido amplamente divulgadas.

Para otimizar o tratamento, é necessário reservar leitos nos hospitais e principalmente em unidades de terapia intensiva, para deixá-los disponíveis para os doentes mais graves. Uma das maneiras de disponibilizar estes leitos, além do gerenciamento dos leitos por cada hospital, o adiamento de procedimentos cirúrgicos eletivos que podem esperar, auxiliam neste propósito.

Além disto, a redução do número de doentes traumatizados, contribuirá para disponibilizar estes leitos de Terapia Intensiva. E para reduzir o número de doentes traumatizados, a principal ação é a PREVENÇÃO.

Para isto, é importante respeitar as leis de trânsito, não dirigir depois de beber, e não usar o telefone celular enquanto dirige. Fazendo isto, todos estarão contribuindo para sua saúde, reduzindo o trauma e disponibilizando leitos para os doentes vítimas do COVID-19.

Por fim, a SBAIT tem cadastrada uma legião de heróis voluntários em seu Plano Nacional de Catástrofes, que podem ser mobilizados e auxiliar nos locais onde haja necessidade.

A Telemedicina através da base em Miami com o auxílio do nosso amigo e membro da SBAIT, Dr. Antonio Marttos Jr. estará disponível para auxiliar quem precisar.

A SBAIT disponibilizará o que tem de melhor para esta batalha. Lutaremos juntos contra esta doença. E, venceremos. Logo, o sol brilhará novamente!

 

Tercio De Campos