A nova diretoria do Comitê Brasileiro das Ligas do Trauma (CoBraLT), gestão 2020, assumiu durante o XXI CoLT (Congresso Brasileiro das Ligas do Trauma), realizado de 03 a 05 de outubro de 2019, no Fiesta Bahia Hotel, na cidade de Salvador/BA.

Segundo o presidente do comitê, Marcelo Corrêa, acadêmico de Medicina da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e presidente da Liga Acadêmica de Clínica Cirúrgica de Rondônia (LACCRO), “o objetivo principal em 2020 será mobilizar as ligas acadêmicas de todas as regiões do território nacional para SALVAR VIDAS. Faremos isso através da Prevenção ao Trauma e Primeiros Socorros, sempre buscando levar à população geral e aos acadêmicos esses ensinamentos. Para tanto, o CoBraLT, através de todos seus programas, irá preparar e auxiliar as ligas para que sejam o braço forte nas suas cidades, ampliando o alcance da prevenção e primeiro atendimento”.

Transição da gestão 2019, com a presidente CoBraLT Fabiana Tararam ( centro), Marcelo Corrêa ( à esq.), presidente gestão 2020 com a presença do orientador Thiago Calderan ( à dir.)

Marcelo Corrêa, presidente CoBraLT gestão 2020

Para o orientador do CoBraLT, Prof. Dr. Thiago Calderan, Médico Assistente da Disciplina de Cirurgia do Trauma e orientador da Liga do Trauma da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), além de Membro da Diretoria da SBAIT, o papel dos acadêmicos na prevenção é fundamental. “Os acadêmicos de todos os cursos dificilmente podem atuar na parte prática destinada ao trauma, atendendo propriamente o traumatizado, já que não são profissionais e seus conselhos de classe os impedem disto. Mas a Prevenção está ao alcance de todos os acadêmicos, sendo um importante braço da atuação das ligas acadêmicas. O que quero dizer com isso? Que todos os alunos podem agir na Prevenção da Doença Trauma”, disse.

Diversas ligas, de todos os lugares do Brasil, já se filiaram ao CoBraLT, buscando oportunidades e promovendo o intercâmbio de experiências e informações na área de urgência, emergência, cirurgia e trauma. O comitê oferece a todos os associados diversos benefícios para o ensino, extensão, prevenção e pesquisa da doença trauma, contribuindo para a boa formação acadêmica dos alunos das áreas da saúde.

A primeira grande ação da nova diretoria foi a criação do novo perfil no Instagram do comitê, com objetivo de facilitar a transmissão de informações às ligas acadêmicas filiadas e, também, ao público geral. Desse modo, as atividades do CoBraLT poderão ser acompanhadas por todos, servindo como exemplo para a ampliação das atividades em todos os cantos do Brasil. Para conferir o novo perfil do comitê, basta acessar o link www.instagram.com/cobralt.sbait/ . Além disso, o comitê conta com um site super interativo, com as principais informações para participação das atividades executadas. Para conhecer o site, basta acessar o link www.cobralt.com.br .