A Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado (SBAIT) organizou mais duas edições do European Trauma Course (ETC), em Campinas, SP, com o apoio da TERZIUS. No dia 4 de dezembro de 2019 foi realizado o dia do instrutor com a participação de: Alistair Mountain (cirurgião ortopedista, da Inglaterra, Diretor do Curso), Markus Brucke (anestesiologista, da Alemanha, Educador do Curso), Jonathan Tilsed (cirurgião, da Inglaterra), Piotr Kolęda (cirurgião pediátrico, da Polônia), Eládio Cardoso (enfermeiro, de Portugal), e os instrutores do Brasil: Amauri C. Rocha (Maceió, AL), Gustavo P. Fraga (Campinas, SP), Hélio M. Vieira (Rio de Janeiro, RJ), José Mauro da Silva Rodrigues (Sorocaba, SP), Rogerio Schneider (Porto Alegre, RS), Waldemar Prandi Filho (Campinas, SP) e Vanessa Henriques Carvalho (Campinas, SP).

O primeiro curso foi realizado de 5 a 7/12/19 e o segundo de 8 a 10/12/19, ambos na Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com o apoio da Disciplina de Cirurgia do Trauma e do Escritório de Relações Internacionais (ERI) da FCM – Unicamp. Cada curso teve a participação de 12 alunos candidatos, que vieram de 11 diferentes cidades, de oito estados do Brasil.

European Trauma Course (ETC) é um curso de imersão em atendimento ao traumatizado voltado para médicos e outros profissionais de saúde que foi desenvolvido em Malta e depois na Bélgica, em 2008, sendo considerado o estado de arte nos cuidados agudos do traumatizado, com foco no trabalho em equipe e em estações práticas.

O próximo curso ETC está sendo programado para o Rio de Janeiro, em maio de 2020.

Alunos, instrutores e organizadores do curso ETC ( 05 a 07 /12/19)

Atividade prática no curso

Instrutores e alunos Curso ETC – 08 a 10/12/19

Alunos – candidatos ( 08 a 10/12/19)

 

Clique aqui para ver os históricos dos cursos ETC no Brasil

 

Crédito imagens: Arquivo SBAIT