
A I Jornada de Cirurgia do Trauma do Hospital de Base e III Jornada de Trauma LETES (Liga de Emergência e Trauma da Escola Superior de Ciências da Saúde), ocorreu em 29 de novembro de 2019 no Centro Universitário de Brasília – CEUB , em Brasília/ DF.
Com o objetivo de promover uma discussão de temas atuais do manejo cirúrgico de pacientes vítimas de trauma, o evento contou com a participação de diversos membros da SBAIT, entre eles o presidente da SBAIT, o médico Tercio de Campos, que apresentou a palestra Cirurgia Do Trauma: É Necessária Uma Especialidade? que também falou sobre o curso DSTC – Definitive Surgical Trauma Care. A programação contou ainda com a presença dos membros SBAIT, Dr Ricardo Breigeiron (RS) falando sobre o Manejo do trauma torácico na sala de emergência e a Indicação e manejo de ostomias no trauma: Conceitos Atuais, Dr. Romeo Lages (SP) falando sobre o papel das ligas de trauma na formação dos alunos , Dr. Newton Djin Mori (SP) falando sobre a ATLS 10ª edição : o que mudou? e Dr. Marcelo Ribeiro (SP), abordando sobre o tema Trauma pélvico grave : desafio interespecialidades e o Manejo Do Abdome Aberto. e Dr Romulo Souki falou sobre a Experiência do hospital João XXIII e cirurgia de controle de
Danos.

Membros da SBAIT estiveram presentes entre os convidados do evento
O evento foi promovido pelo Instituto Hospital de Base do Distrito Federal – IHBDF, com apoio da Liga de Emergência e Trauma da Escola Superior de Ciências da Saúde – LETES, sob a coordenação do Dr. Rodrigo Caselli.
Durante o evento, foi realizado o lançamento do livro “Manual de Condutas no Trauma Grave do Hospital de Base do Distrito Federal”, no qual o membro da SBAIT, Dr Rodrigo Caselli é um dos organizadores.
Confira momentos do evento:
- Dr Tercio de Campos, presidente SBAIT
- Dr Rodrigo Caselli
- Dr Marcelo Ribeiro
- Dr Ricardo Bregeiron
- Dr. Romulo Souki