O XXI Congresso Brasileira de Ligas de Trauma – CoLT foi realizado de 3 a 5 de outubro de 2019, no Hotel Fiesta, em Salvador/BA, juntamente com o II Congresso Norte / Nordeste da Associação Brasileira de Medicina de Emergência – ABRAMEDE e o Encontro Nacional dos Coordenadores do SAMU, com o tema Emergência 2.0 | Inovação, Atualização e Tecnologia

A conferência de abertura, presidida por Dr André Gusmão, coordenador do comitê de desastres da SBAIT, teve como convidado o presidente da SBAIT, Dr Tercio de Campos, falando sobre “Cirurgia do trauma: oportunidades e desafios para as Ligas de Trauma”. Integração foi a palavra-chave da conferência e de todo o evento.

A SBAIT acredita, que no ambiente atual, com números crescentes de escolas médicas, sociedades médicas e eventos científicos, a Integração é fundamental para uma sociedade se estabelecer. Considerando o Trauma como um problema de saúde pública e com repercussão em vários níveis, a Integração traz vantagens e oportunidades. A Integração pode ser feita com sociedades médicas do país e do exterior, e com todos os profissionais que atendem o doente traumatizado, reforça o presidente da SBAIT.

Dr Tercio de Campos, presidente SBAIT, durante a conferência de abertura do XXI COLT

O evento que reuniu cerca de 800 participantes e diversos palestrantes nacionais, também contou em sua programação, com a realização de dois cursos pré-congresso: PHTLS (Atendimento Pré-Hospitalar ao traumatizado) e BLS (Suporte Básico de Vida) e a apresentação de 190 posteres e 86 trabalhos orais selecionados.

Durante o XXI CoLT também foi realizada a reunião com os membros da diretoria 2019 do CoBraLT – Comitê Brasileiro das Ligas de Trauma, juntamente com Dr. Thiago Calderan, coordenador do comitê das Ligas de Trauma da SBAIT, onde foram aprovadas alterações no estatuto e definida  a nova gestão CoBraLT, que assumirá em 2020.

Membros da diretoria 2019 do CoBraLT e o orientador, Dr. Thiago Calderan.

Para a comissão organizadora, o evento representou uma oportunidade para que os profissionais da emergência e trauma compartilhassem experiências e discutissem as mais recentes atualizações da área, vislumbrando novas perspectivas de atuação.  O programa científico abordou os principais avanços técnicos, científicos e operacionais em emergências clínicas e cirúrgicas, relacionado com o que há de mais moderno em pesquisa médica.

O XXI CoLT recebeu  Ligas de Trauma de todas as regiões do país.  A próxima edição do evento já está marcada para acontecer durante o Congresso Trauma Brasil 2020, que ocorrerá de 19 a 21 de novembro de 2020, no Centro de Convenções Frei Caneca – São Paulo / SP, juntamente com o XXXIII Panamerican Congress of Trauma, Critical Care and Emergency Surgery e XIV Congresso da SBAIT .

Confira momentos:

 

Créditos imagem: CoLT