Nos dias 20 e 21 de setembro, dezenas de profissionais e estudantes das ciências da saúde se reuniram no auditório do Hospital de Urgências de Sergipe (HUSE), em Aracaju/SE, para discutir as diversas abordagens à vítima de trauma no PRÉ-COLT 2019. O evento tradicional na capital sergipana antecede o Congresso Brasileiro das Ligas de Trauma e é organizado pela Liga de Trauma de Sergipe, sob orientação do cirurgião do trauma e docente Fábio Alves.

Com o propósito de discutir e difundir conhecimento acerca da abordagem multidisciplinar ao politraumatizado, as atividades iniciaram com uma mesa interdisciplinar de discussão sobre o papel dos diversos profissionais dentro do fluxo de atendimento ao paciente traumatizado. Além disso, foi abordado o papel da videolaparoscopia no tratamento do abdome agudo em uma roda de conversa entre os principais profissionais que dominam a tecnologia no estado.

O evento trouxe à tona ainda outras discussões que perpassam a abordagem da vítima de trauma como o uso de antibióticos nesse contexto e as reações psicológicas pós-trauma.

 

Informações e imagens: Liga-SE