De acordo com dados do Observatório Nacional de Segurança Viária – ONSV, as três principais motivações dos acidentes de trânsito estão relacionadas e podem ser agrupadas em “Fator Humano, Fator Veículo e Fator Via”.

Segundo a entidade, 90% dos acidentes ocorrem por falhas humanas – que podem envolver desde a desatenção dos condutores até o desrespeito à legislação. Excesso de velocidade, uso do celular, falta de equipamentos de segurança como o cinto de segurança ou capacete, o uso de bebidas antes de dirigir ou até mesmo dirigir cansado estão entre as causas.

O trânsito é também a causa mais fatal para as crianças e adolescentes de cinco a 14 anos, seguido de afogamento e sufocação, de acordo com dados da ONG Criança Segura .

Em 2019, a Semana Nacional de Trânsito, que encerra-se neste 25 de setembro- Dia Nacional do Trânsito, trouxe à tona o tema ” No trânsito, o sentido é a vida”. trazendo à sociedade a reflexão do papel de cada um para um trânsito seguro, todos os dias, quer seja como motorista, motocicista, ciclista, pedestre, pais…cada um pode fazer escolhas conscientes contribuindo para a redução das ocorrências no trânsito e, consequentemente, um trânsito mais seguro para todos.