A X Jornada Internacional de Trauma da rede Ímpar, realizada no Hospital Brasilia, ocorreu em 20 de setembro reunindo mais de 100 participantes, entre equipes de SAMU, bombeiros e profissionais de saúde que atuam em trauma.

Os participantes tiveram a oportunidade de assistir a palestras e discussões de alto nível com palestrantes locais, de outros estados, como o diretor do comitê pré-hospitalar da SBAIT, Dr. Daniel de Souza Lima (Fortaleza/CE), além dos convidados internacionais.

Durante a programação, foram abordados os cuidados aos pacientes de trauma na UTI, cuidados de enfermagem e fisioterapia no trauma, uso de acido tranexâmico no APH, operações aeromédicas, cirurgia plástica no trauma agudo, coagulopatia e cirurgia endovascular no trauma, trauma no idoso, experiência no evento de Brumadinho, entre outros.

Para o Dr Rodrigo Caselli, membro SBAIT e diretor do Centro de Trauma do Hospital Brasília, o ponto alto do encontro foram as videoconferências com especialistas. Dr. Luiz Henrique Hargreaves, direto da Flórida-USA, especialista em medicina de desastres, que proferiu uma palestra sobre Mass shooting, fazendo um discussão de caso sobre o ataque à boate Pulse, ocorrida em Orlando e como deve ser o preparo a este tipo de evento. A seguir, Dr. Luciano Eifler, cirurgião de trauma membro SBAIT, diretamente de Porto Alegre, proferiu sua palestra sobre o papel da telemedicina no apoio ao trauma. Realizou uma sessão interativa com a platéia através de um robô presencial, controlado remotamente e com alto padrão de imagem e som.

Participação de Dr Luciano Eifler na sessão interativa, mostrando o papel da telemedicina no apoio ao trauma

Dr Luciano Eifler e Dr Caselli

“Sem dúvida, foi um grande evento que veio a agregar imenso valor à nossa causa de enfrentar a doença trauma. Momento de encontrar muitos amigos e imenso orgulho de fazer parte de todo esse projeto e poder compartilhar esse conhecimento. Parabéns a Rede Ímpar pela iniciativa e apoio e ao Hospital Brasília pela execução do evento”, destaca Caselli.

Dr Daniel Souza Lima e Dr Rodrigo Caselli

Dr Daniel de Souza Lima e Dr Caselli, no Centro de Trauma

Confira momentos do evento: