O Prof. Gustavo P. Fraga, atual Coordenador do Comitê de Educação e Membro Honorário da Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado (SBAIT), e Coordenador da Disciplina de Cirurgia do Trauma da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), foi nomeado DSTC (Definitive Surgical Trauma Care) Councillor da América do Sul em reunião da IATSIC (International Association for Trauma Surgery and Intensive Care), no dia 13 de Agosto de 2019, em Cracóvia, na Polônia. Fraga irá fazer parte da Diretoria 2019-2021 da IATSIC que terá como presidente a Dra. Elmin Steyn, da África do Sul, que substitui a Dra. Christine Gaardner, da Noruega, e como presidente-eleito o Dr. Scott K. D’Amours, da Austrália. Também foram nomeados para a nova diretoria colegas que já participaram do DSTC no Brasil: Tarek Razek, do Canadá, como DSTC Chair, e Hayato Kurihara, da Itália, que será o Councillor da Europa. Chris Storz segue como o secretário executivo da IATSIC. Fraga irá substituir o Prof. Sandro Scarpelini, também ex presidente da SBAIT.

A reunião ocorreu durante o 48th World Congress of Surgery (WCS) e 69th Congress of the Association of Polish Surgeons (APS), que foi realizado de 11 a 15 de agosto de 2019, em Cracóvia. Durante o evento o Prof. Kenneth D. Boffard, da África do Sul, que é o editor do livro do DSTC (Definitive Surgical Trauma Care), apresentou a nova edição do mesmo, a quinta, que teve o acréscimo de mais conteúdo do DATC (Definitive Anaesthetic Trauma Care Course). Já foi acordado que a SBAIT ficará responsável pela tradução do livro para o português, em parceria com a CRC Press e alguma editora no Brasil, a fim de que os cursos de 2020 já trabalhem com essa nova edição do livro.

Reunião da IATSIC

Fraga e Boffard com a nova edição do livro

Durante a reunião muitos elogios foram feitos ao Brasil, que é um dos países que mais promove os cursos do DSTC e agora também do DATC. Fraga também se reuniu com Chris Storz e juntos trabalharão para que todos os instrutores do Brasil com mais de 5 cursos sejam promovidos para International Faculty, a fim de também ministrarem cursos no exterior; que todos os cursos realizados no Brasil fiquem disponíveis em http://www.sbait.org.br/br/cursos/historico-cursos/dstc, com os nomes dos instrutores e alunos participantes; e que todos os instrutores do Brasil sejam sócios adimplentes da SBAIT ou da Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA), no caso dos anestesistas, e também da IATSIC. Fraga destacou o grande apoio que a SBAIT recebeu da Associação Lusitana de Trauma e Emergência Cirúrgica (ALTEC), em especial ao Dr. Carlos Mesquita, de Coimbra, que já participou de vários cursos realizados no Brasil, e do Dr. Raul Coimbra, ambos Membros Honorários da SBAIT. O objetivo agora será levar o DS + DATC para toda a América do Sul, com parceria com as sociedades que estiverem interessadas.

Fraga também participou da reunião do Board do DATC, em substituição ao Dr. José Hélio Zen Jr., de Campinas, impossibilitado de viajar devido a defesa de sua tese de Doutorado. Como convidado do Dr. Chris P. Bleecker, da Holanda e Chair do DATC Committee, o diretor da SBAIT também representou a SBA nessa reunião e irá trazer para o Brasil a discussão que houve sobre a integração entre os dois cursos (DSTC + DATC) a fim de aumentar o trabalho em equipe no atendimento ao traumatizado. O Dr. Jonathan Oliver White, da Dinamarca, que era o Chair do Comitê de Educação do DATC, assume na gestão 2019-2021 o lugar de Bleecker. Na reunião Fraga agradeceu o apoio dos anestesistas Dr. Sérgio Baptista e Dr. Luís Vale, ambos de Portugal, pelo importante apoio para implantar o DATC no Brasil.

Fraga com estudantes da IASSS

Outra boa participação da SBAIT foi na reunião da International Association of Student Surgical Societies (IASSS – https://www.iasss.org/) que é o comitê de acadêmicos e médicos recém formados da ISS, que estavam muito curiosos para saberem sobre o movimento das Ligas do Trauma no Brasil, fato que já havia sido comentado por cirurgiões de diferentes países em eventos anteriores. Fraga irá fazer o elo entre a IASSS e o Comitê Brasileiro das Ligas do Trauma (CoBraLT) junto com o Dr. Thiago A. R. Calderan, responsável pelo Comitê das Ligas do Trauma na SBAIT.

O 49th World Congress of Surgery (WCS) será realizado na Malásia, em 2021.

Reunião da IATSIC em Cracóvia

 

Fraga na reunião do DATC

 

 

*Imagem em destaque: 
Cerimônia de abertura do Congresso 
crédito – World Congress of Surgery (WCS) 2019