Ebook pode ser baixado gratuitamente no site Criança Segura

Essa é uma das questões abordadas no ebook “Como ensinar as crianças a se locomoverem de forma autônoma e segura”, lançado pela ONG Criança Segura Safe Kids Brasil , parceira SBAIT, e que traz à tona a discussão sobre a mobilidade ativa em crianças e adolescentes, uma forma de mobilidade em que crianças e adolescentes transitam pela cidade de forma autônoma, por meio de bicicletas, skate, patinete, patins ou mesmo a pé.

Segundo as orientações, é recomendado que somente a partir dos 10 anos de idade as crianças possam andar desacompanhadas de adultos.

Isso porque, no geral, até essa idade meninas e meninos ainda não desenvolveram plenamente diversas capacidades cognitivas, físicas e emocionais que são necessárias para se manterem seguros no trânsito.

Diante disso, cabe aos pais, familiares, responsáveis e cuidadores desde cedo dar o exemplo de como se comportar de forma segura, explicar os conceitos de segurança no trânsito para os pequenos e observarem as crianças durante os trajetos para perceberem se elas já estão preparadas para andarem sozinhas na rua com segurança.

Confira mais informações e orientações sobre esse tema baixando gratuitamente o ebook diretamente no site Criança Segura:

https://materiais.criancasegura.org.br/como-ensinar-criancas-a-se-locomoverem-de-forma-autonoma-e-segura

 

*Imagem em destaque: PDPics – Pixabay