Em recente reunião do Comitê Organizador do European Trauma Course (ETC) foram definidas novas regras para os aspirantes ao cargo de Full Instructor (FI) que passaram a valer a partir de 1 de julho de 2019 para os indicados como potenciais instrutores (IP) após essa data. Assim sendo, para os alunos que fizeram o primeiro curso no Brasil em maio de 2019 ,   continua valendo a regra antiga, que exige fazer 2 cursos como candidato à instrutor (IC1 e IC2) para ser avaliado num próximo curso como FI. Para os que forem indicados após essa data foi acrescentado um terceiro curso (IC3) para a progressão para FI.

O tempo de validade do ETC é de cinco anos e os IPs tem esse mesmo período para fazerem os cursos como IC para progressão até FI.

No encontro de julho passado o Dr. Al Mountain, International Chair e coordenador do ETC no Reino Unido (UK), que foi o diretor do primeiro curso no Brasil, prestou uma homenagem ao Dr. Peter Goode, um dos mentores do curso, que se aposentou recentemente.

Nos dias 2 e 3 de novembro próximo será realizado em Vienna, Áustria, uma reunião dos organizadores e diretores do ETC, e a SBAIT deverá participar. Em dezembro de 2019 estão programados dois novos cursos para 12 alunos cada no Brasil. Informações sobre inscrições em breve.

Peter Goode, à esq, um dos fundadores da ETC no momento de sua homenagem, por Al Mountain Presidente Internacional e Líder do Programa Nacional da ETC UK.

Imagem em destaque: 1ª curso do European Trauma Course nas Américas, realizado em Campinas/SP, em maio de 2019