Nos dias 03 e 04 de agosto de 2019, o Comitê de Trauma Brasileiro (BCOT) em parceria institucional com National Association of Emergency Medical Technicians (NAEMT) realizou em São Paulo, o 1° Curso do Tactical Emergency Casualty Care (TECC) do Brasil.

Dirigido pelo 1° Tenente do COE – Rodrigo Silvestre e coordenado pelos oficiais das Forças Armadas, Elkin Fuentes (Colômbia) e Rodrigo Diaz (Chile), o curso tem a proposta de qualificar profissionais de atendimento pré-hospitalar para atuarem em cenário tático atuando no atendimento às vítimas, proporcionando aos profissionais, conhecimentos de como se comportar nesse ambiente tático, como se comunicar com as equipes policiais e também, como atender dentro desse cenário, estabelecendo prioridades dentro desse ambiente.

Participantes e Instrutores do 1º TECC no Brasil

Durante o curso, os profissionais de atendimento pré-hospitalar são capacitados para atuarem em uma área segura, protegida pela polícia e após a autorização policial possam realizar o atendimento mais rápido possível dos feridos envolvidos no cenário.

O curso permite também que os agentes policiais participem e se integrem nas condutas das equipes de atendimento pré-hospitalar, propiciando alcançar uma sinergia, um entrosamento entre essas duas equipes: a equipe policial e a equipe de profissionais de saúde, que vão atuar dentro desse cenário, o que permite a participação de equipes policiais dentro do curso com o objetivo de coordenar essa integração entre as duas equipes.

Durante os dias de realização do curso, ocorreram atentados nos Estados Unidos, que mostraram a necessidade do treinamento das equipes de atendimento pré-hospitalar dentro desses cenários e reforça a importância desses treinamentos também aqui no Brasil, onde temos situações como essa de forma corriqueira.

Após o grande sucesso deste 1° Curso, a expectativa é que muito em breve novas turmas serão abertas. Agora o Brasil conta com 4 programas educacionais NAEMT: PHTLS, AMLS, TCCC e TECC.

O BCOT parabeniza a todos os alunos deste curso pioneiro e agradece imensamente a todos os envolvidos na impecável organização.


Daniel Souza Lima

Membro Diretor BCOT
Coordenador do comitê de Pré-Hospitalar- SBAIT