Em referência ao movimento “Maio Amarelo”, mês de prevenção aos acidentes de trânsito, a Liga Acadêmica de Emergência e Trauma da Paraíba (LIET-PB) realizou, na manhã do dia 25 de maio, na Avenida Mar Vermelho, em Intermares, o IV Simulado Nacional SBAIT de Atendimento a Múltiplas Vítimas, com apoio simultâneo dos seguintes Órgãos: Faculdade de Ciências Médias da Paraíba – FCM, PMPB, CBMPB, PRF, SAMU, SEMOB, Hospital de Emergência e Trauma, Hospital dos Milagres e Hospital Residencial.

O objetivo da ação é unificar metodologias de atendimento a acidentes com múltiplas vítimas e aprimorar a prática operacional conjunta de todas as instituições envolvidas na segurança pública. Além disso, fazer referência ao movimento “Maio Amarelo” com um simulado de acidente como uma forma de sensibilizar e chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos em decorrência de acidentes de trânsito na Paraíba.
Para a realização desse evento, foram realizadas reuniões com os órgãos representantes, para firmar as responsabilidades e os recursos participantes da operação.

O cenário envolveu o efetivo de serviço previsto em dias normais em toda a capital Paraibana, com o atendimento simultâneo a 20 vítimas.

 

Passo a passo – Um motorista, ao atender o celular, perde o controle de seu veículo, atropela um motociclista, e colide na traseira de um ônibus de transporte coletivo. O acidente envolve 20 vítimas, das quais quatro vêm a óbito no local, três ficam es estado grave, cinco têm ferimentos importantes e oito com escoriações leves.

O procedimento começou com uma ligação ao Centro Integrado de Operações (CIOP), por meio do número de emergência 193, às 8h, informando que como se fosse uma ocorrência real de acidente automobilístico com múltiplas vítimas. No potencial acidente, com vinte vítimas, durante todo o procedimento de resgate e triagem, os feridos foram socorridos e encaminhados para os hospitais da região, de acordo com a gravidade em que se encontram. Logo após o reconhecimento da gravidade da situação e o isolamento da área de atuação, as equipes foram distribuídas no cenário e a
ocorrência foi gerenciada, seguindo o protocolo utilizado no SCI (Sistema de Comando de Incidentes).

Ao todo participaram do simulado nove instituições, cada uma com atribuições específicas. Algumas trabalharam diretamente no local do acidente virtual e outras na organização do treinamento.

Ao todo participaram do simulado nove instituições

AVALIAÇÃO – Ao final do simulado, foi realizada uma reunião com todos os envolvidos na sede da Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba – FCM, a fim de realizar avaliação dos pontos positivos e negativos da atividade. Representantes das instituições participantes estiveram presentes  expondo sua visão sobre a atuação conjunta e contribuindo com ideias para que numa situação real os erros sejam minimizados.

Confira momentos do Simulado:

Informações e imagens: LIET-PB