O atual presidente da Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado (SBAIT), Dr. Tercio De Campos, e os ex presidentes Dr. José Mauro S. Rodrigues e Dr. Gustavo P. Fraga, que é o atual coordenador do Comitê de Educação da SBAIT, participaram de 29 de abri a 1 de maio de 2019 do European Trauma Course (ETC), realizado em Coimbra, Portugal. O ETC é um curso de imersão em atendimento ao traumatizado voltado para médicos e outros profissionais de saúde e é considerado o estado de arte nos cuidados agudos do traumatizado, com foco no trabalho em equipe e em estações práticas, e foi desenvolvido pelo European Resuscitation Council (ERC), European Society of Anaesthesiology (ESA), European Society for Trauma and Emergency Surgery (ESTES) e European Society for Emergency Medicine (EuSEM), sendo difundindo para mais de 20 países, com mais de 80 cursos realizados anualmente, principalmente nos países europeus. A SBAIT, em parceria com a ESTES e o apoio da TERZIUS, está trazendo o curso para o Brasil, sendo que o primeiro ETC será realizado de 27 a 29 de maio de 2019, em Campinas, SP, como atividade pré congresso do http://www.campinas2019.com.br/. Para essa primeira edição do ETC nas América as 12 vagas para alunos já estão esgotadas.

Apresentação durante o curso.

Em Coimbra, o curso para 12 alunos (um da Espanha, um da Finlândia, 2 do Brasil e 8 de Portugal, sendo dois médicos militares) teve como diretor o Dr. Jonathan Tilsed (cirurgião de Hull, Inglaterra), educador, o Dr. Piotr Kolęda (cirurgião pediátrico, de Wroclav, Polônia) e coordenadores locais, o Dr. Carlos Mesquita (cirurgião, de Coimbra, Portugal) e Eládio Cardoso (enfermeiro, de Coimbra).

Como instrutores participaram os cirurgiões portugueses Dr. Fernando Valério, Dr. Henrique Alexandrino e Dr. Luís Miguel Rocha Ferreira. Participaram como candidatos a instrutor e foram aprovados o Dr. Fraga, Dr. Antônio Gandra, Dra. Filipa Madeira (anestesiologista) e  Dr. Sérgio Baptista (anestesiologista).

Dr. José Mauro e Dr. Tercio tiveram ótimo desempenho no curso e foram indicados para serem instrutores.

Para que todos conheçam mais sobre o European Trauma Course (ETC), no dia 30 de maio, quinta-feira, às 8:00h, haverá uma palestra (em inglês) no congresso Campinas 2019, no Royal Palm Hall, dos Diretores ETC Alistair Mountain (cirurgião ortopedista, da Inglaterra) e Michael Hüpfl (anestesiologista, de Viena, Áustria), com a presença de vários instrutores, inclusive da SBAIT, para passarem mais informações sobre o desenvolvimento do ETC no Brasil.

Fraga, Mesquita, Tercio e José Mauro

Instrutores do curso

Alunos e instrutores em Coimbra

Jonathan Tilsed confraternizando com os brasileiros ao final do curso

 

*Imagem em destaque: Tilsed, Fraga, José Mauro, Mesquita, Tercio e Piotr

Crédito imagens: Arquivo SBAIT