A Liga do Trauma da Unicamp convida todas as Instituições interessadas em conhecer o Programa P.A.R.T.Y. ( Prevenção do Trauma Relacionado ao Álcool na Juventude) a comparecerem na edição especial do P.A.R.T.Y. Campinas, em 28 de maio de 2019.
Essa é uma oportunidade para conhecer na prática uma edição do Programa, que já possui núcleos em diversas regiões do Brasil: Ribeirão Preto (SP), Campinas Unicamp (SP), Campinas- PUC Campinas, (SP),
Vitória (ES), São Luis (MA), Sorocaba (SP), São José dos Campos (SP), Canoas (RS), Maceió (AL).

Sobre o programa

O Programa P.A.R.T.Y. é voltado a jovens de 15 a 18 anos, cursando o Ensino Médio. Eles são convidados a vivenciarem uma edição do P.A.R.T.Y. em sua localidade, onde participam de palestras com parceiros ( representantes do SAMU, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, profissionais do Trânsito e de áreas de saúde) que mostram a eles as consequências que uma decisão de beber e dirigir pode acarretar, já que essa é uma idade em que estão prestes a adquirirem a licença para dirigir.

O momento da vivência é um dos pontos altos do encontro, onde os alunos possuem a oportunidade de conversar com pacientes vítimas reais do Trauma e conhecer a estrutura do Hospital envolvida no atendimento a esses pacientes e sua reabilitação. Em seguida, também conversam com voluntários do programa que convivem com sequelas do trauma no trânsito.

Estão entre os objetivos do programa P.A.R.T.Y. : Educar os jovens a reconhecerem os riscos no trânsito, Conscientizar os jovens sobre a responsabilidade pessoal por suas escolhas, aumentar o conhecimento dos jovens sobre as consequências da lesão na qualidade de vida para o indivíduo, família, amigos e comunidade, promover iniciativas de prevenção de trauma e contribuir para a redução da incidência do trauma relacionada com o uso de álcool na juventude.

História

O Programa P.A.R.T.Y. – Prevenção do Risco de Trauma Relacionado ao uso de Álcool na Juventude, foi iniciado no Centro de Ciências da Saúde de Sunnybrook – Canadá, em janeiro de 1986 com a ajuda de uma enfermeira emergencista, a enfermeira Joanne Banfield.

O Programa foi moldado e desenvolvido primeiramente por membros da equipe de trauma do Hospital de Sunnybrook, onde o índice de acidentes de adolescentes mortos ou gravemente feridos em acidentes de trânsito era alto.

Desde o primeiro P.A.R.T.Y, na década de 80, o programa tem crescido imensamente. Atualmente ele é bem difundido em todo o Canadá e já se expandiu para outros países como: Austrália, Brasil, Japão, Alemanha e Estados Unidos, tendo mais de 1 milhão de jovens conscientizados; Inclui mais de 100 sites ao redor do mundo e continua a crescer e desenvolver-se tanto no Canadá quanto internacionalmente.

O P.A.R.T.Y. foi implantado no Brasil pela USP de Ribeirão Preto/SP em 2008 e na Unicamp em Campinas em 2010.

A SBAIT implantou o P.A.R.T.Y. Brasil em 2013, buscando a prevenção primária do trauma em jovens prestes a obter a Carteira Nacional de Habilitação, CNH.  O modelo seguido é utilizado em todo o mundo e seus resultados são reconhecidos pela comunidade científica internacional.

Visite o site do Programa P.A.R.T.Y. Canadá: www.partyprogram.com

Saiba mais sobre o P.A.R.T.Y. Brasil:
https://programapartybrasil.wordpress.com/


CONVITE

Conheça o P.A.R.T.Y. Brasil / Campinas – Unicamp

Data: 28/05/19
Local: Auditório do Hospital de Clínicas da Unicamp.
Informações: ligadotraumaunicamp@gmail.com