A cidade de Governador Valadares, no leste de Minas Gerais, sediou entre os dias 04 a 06 de maio o I Congresso de Trauma e Emergências do Leste Mineiro (COTELM). O evento realizado pelas Ligas do Trauma das duas instituições de ensino da cidade foram as responsáveis pela realização do evento, são elas: Liga Acadêmica de Cirurgia, Trauma e Emergência (LACITE) da Universidade Vale do Rio Doce (Univale) e Liga Acadêmica de Trauma e Emergência (LATE) da Universidade Federal de Juiz de Fora Campus Governador Valadares.

O evento pioneiro na região apresentou números expressivos já em sua primeira edição. Estiveram presentes mais de 450 congressistas, 55 palestrantes, mais de 80 trabalhos científicos inscritos e uma programação científica que abrangeu as urgências e emergências cirúrgicas traumáticas e não traumáticas, urgências clínicas, atendimento pré-hospitalar e medicina intensiva.

Para o Presidente do Congresso e membro da SBAIT, Dr. Romeo Lages Simões, o que tornou o evento único foi a integração entre as cidades do leste mineiro o que propiciará um grande desenvolvimento do atendimento ao trauma e às urgências e emergências da região: “Estiveram presentes palestrantes das cidades de Ipatinga, Caratinga, Teófilo Otoni, Manhuaçu e de Governador Valadares dando ao evento o caráter de agregação entre as cidades, que são polos acadêmicos formadores de novos médicos. Precisamos garantir aos nossos futuros médicos uma formação de excelência em relação ao tema, através de eventos como esse temos certeza que estaremos contribuindo para o crescimento desses estudantes”.

Além dos palestrantes locais, estiveram presentes no evento nomes nacionais, todos eles membros da SBAIT: Dr. Antônio Onimaru (São Paulo / SP), Dr. André Gusmão (Salvador / BA) e Dr. Thiago Calderan (Campinas / SP). A participação desses nomes durante o evento trouxeram o reconhecimento do evento a nível nacional, uma vez que o congresso foi apoiado pela SBAIT e pelo CoBraLT.

Dr. Romeo Lages faz questão de ressaltar: “ O COTELM só foi possível de realizar graças ao esforço interminável dos ligantes do trauma da LATE (UFJF / GV) e da LACITE (UNIVALE). Deixo aqui registrado os meus parabéns e sobretudo o meu muito obrigado aos ligantes do trauma de ambas instituições. Sem a dedicação dos meus alunos e ligantes o evento não seria possível de ser realizado. Mais uma vez, fica nítido que a força que as ligas do trauma possuem e isto deve ser valorizado.”

Equipe Organizadora, membros ligantes da LACITE (UNIVALE) e LATE (UFJF/GV) e membros da SBAIT no primeiro dia do evento.

As instituições de Ensino UNIVALE e UFJF Campus GV foram apoiadores do evento desde a primeira reunião para organização do evento até a execução das atividades, mostrando que as escolas médicas da cidade estão preocupadas e atentas com a formação dos futuros médicos.

Confira momentos do evento:

Mesa de abertura – A Integração entre o Pré e o Intrahospitalar, com Dr. Antonio Onimaru e Dr Thiago Calderan

Dr. André Gusmão (Salvador / BA), apresentando a palestra “Organizando o Fluxo Hospitalar para transfusão maciça no trauma”

Membros SBAIT no I Congresso de Trauma e Emergências do Leste Mineiro (COTELM): Dr. André Gusmão ( Salvador / BA), Dr Thiago Calderan ( Campinas / SP), Dr. Romeo Lages ( Governador Valadares/ MG), e Dr Antônio Onimaru ( São Paulo / SP).