Entre os dias 04 a 06 de Abril de 2019 a cidade de Governador Valadares seriará o I Congresso de Trauma e Emergências do Leste Mineiro (COTELM). O congresso está sendo organizado pelas Ligas do Trauma da cidade ( Liga Acadêmica de Cirurgia, Trauma e Emergência – LACITE da Universidade Vale do Rio Doce – Univale e pela Liga Acadêmica de Trauma e Emergência – LATE da Universidade Federal de Juiz de Fora Campus GV).

O evento que ocorrerá no Auditório Hermirio Gomes da Silva (Hermirão) da Univale contará com uma estrutura até então nunca vista na região do leste mineiro. Antes mesmo do início do congresso cerca de 400 inscritos já garantiram sua presença. Além disto, estarão presentes 55 palestrantes de diversas cidades da região como Ipatinga, Caratinga, Teófilo Otoni, Manhuaçu, além de Governador Valadares.

Entre os palestrantes o destaque fica para três membros da SBAIT que estarão engrandecendo o evento, são eles: Dr. Antônio Onimaru (Membro Honorário da SBAIT), Dr. Thiago Calderan (atual orientador do CoBraLT pela SBAIT) e Dr. André Gusmão (Membro Titular da SBAIT).

O Presidente do Congresso, Dr. Romeo Lages Simões, que também é membro da SBAIT, afirma que o evento pioneiro na região só está sendo possível graças a atuação incansável dos alunos ligantes do trauma: “O evento só está acontecendo pela atuação e desejo incessante dos alunos em realizar este evento inédito na região. Cabe lembrar, que o apoio das instituições de ensino superior como a Univale e a UFJF/GV foi preponderante, uma vez que as mesmas perceberam que o momento que a região do leste de Minas Gerais é único. É hora  da medicina de urgência e emergência e trauma da região se desenvolver com a presença marcante das escolas médicas que aqui atuam”.

A programação científica do evento foi cuidadosamente elaborada, contemplando assuntos como o Atendimento Pré-Hospitalar e a integração com o ambiente Intrahospitalar, Urgências e Emergências Cirúrgicas Traumáticas e Não traumáticas, bem como urgências clínicas.

O evento está sendo apoiado pela Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado (SBAIT) e pelo Comitê Brasileiro das Ligas do Trauma (CoBraLT).

As inscrições podem ser realizadas através do site: www.univale.br/cotelm.

Quem estiver na região do leste mineiro não pode deixar de comparecer a esse evento.