O V Simpósio Gaúcho de Emergência e Trauma e Pré CoLT RS ocorreu nos dias 29 e 30 de março no Salão de Atos da Universidade Federal do Rio Grande do SUL  (UFRGS) e reuniu mais de 500 participantes.

O Simpósio Gaúcho de Emergência e Trauma é um evento que tem por objetivo trazer os temas mais atuais e relevantes com relação ao atendimento pré e intra-hospitalar às emergências clínicas e traumáticas, além do atendimento integrado ao paciente crítico. Quatro ligas acadêmicas de Trauma e Emergência do Rio Grande do Sul (PUCRS, UFCSPA, ULBRA e UFRGS) são as responsáveis pela organização central do evento.

O público alvo do evento, de acordo com as informações obtidas por meio das cinco edições já ocorridas, envolve participantes de todo o estado, com um aumento significativo, ano após ano, de participantes provindos do interior. O perfil do público participante abrange as mais diversas áreas de atuação no atendimento ao paciente crítico no trauma e na emergência, como bombeiros, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, condutores de ambulância, socorristas e estudantes destas áreas, sobretudo acadêmicos de medicina.

No decorrer dos últimos 4 anos, o evento se consolidou como um dos principais do estado nesta área, com um crescimento significativo ao longo desse período; tornando-se, na última edição, em 2017, o maior evento envolvendo trauma e emergência do sul do país.

Durante o evento também foi oficializada a criação do núcleo acadêmico no capítulo SBAIT -RS, que envolve todas as Ligas de Trauma do Rio Grande do Sul. A presidente do capítulo SBAIT -RS, Profa. Dóris Lazarotto, ressalta a importância da participação, da dedicação e envolvimento que  estes jovens estudantes tiveram durante a organização de um evento dessa proporção como o Simpósio. O capítulo SBAIT-RS pretende incentivar e apoiar cada vez mais a participação do jovem estudante.

Profa. Dóris, presidente do capítulo SBAIT-RS ( ao centro), com os alunos Anderson Machado / Daniella Thiemi/ João Antônio Ribeiro / Yasmin Cardenas, da comissão organizadora do evento

O V Simpósio Gaúcho de Emergência e Trauma e Pré CoLT RS contou com o apoio da Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado (SBAIT) e Associação Brasileira de Medicina de Emergência (ABRAMEDE).

Dr Luciano Eifler em sua palestra durante o evento