Estamos no verão, época com grande incidência de tempestades com raios.  Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE, o Brasil é o país onde mais caem raios no mundo.

A SBAIT, com o intuito de alertar a população para a prevenção de lesões por raios, possui um guia prático com dicas fáceis e instruções básicas para evitar lesões fatais ou não fatais causadas por raios.

Este guia pode ser usado como referência para práticas de prevenção em casos de chuvas fortes, raios e trovões assim como para entender melhor como se comportar dentro ou fora de ambientes cobertos nestas situações.

Campos abertos, como fazendas ou campos de futebol são áreas de grande risco em temporais com raios e representam as regiões com maior número de mortes por esta causa, seguido por mortes embaixo de árvores. Praias e barcos estão em terceiro lugar em ocorrências de mortes causadas por raios.

Para informar a população, o Guia traz entre outras informações de prevenção, os “10 passos para diminuir seus riscos e de sua família”, em casos onde não se consegue  alcançar abrigo durante uma tempestade de raios, minimizando assim, os riscos. O Guia traz ainda um plano de precauções e ações que podem evitar as lesões causadas por raios.

O Guia SBAIT para prevenção de lesões por raios pode ser conferido no site SBAIT: http://www.sbait.org.br/files/pdfs/raios_1.pdf