SBAIT esteve representada na reunião. Crédito: CFM

Na última quarta-feira, 23/01/2019, foi realizado na sede do Conselho Federal de Medicina (CFM), em Brasília, a primeira reunião do ano da Câmara Técnica de Urgência e Emergência. Essa Câmara é coordenada pelo Dr. Mauro Luiz de Britto Ribeiro, e estava prevista a participação do senhor Ministro da Saúde, Dr. Henrique Mandetta, cuja participação teve de ser cancelada na véspera por motivos de demanda presidencial.

O Dr. Tércio De Campos, presidente da Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado (SBAIT), participou da reunião, assim como o Coordenador do Comitê de Educação, Dr. Gustavo P. Fraga, que é membro dessa Câmara. A reunião foi importante para as entidades médicas prepararem pautas para a reunião que será realizada no Ministério da Saúde, e além da SBAIT e CFM, estiveram presentes representantes da ABRAMEDE, AMIB, e outras entidades.

O Dr. Tércio apresentou as linhas de ação que são importante na opinião da SBAIT para melhorar a assistência ao traumatizado: investir em programas de prevenção; realizar a capacitação dos profissionais com cursos nacionais de imersão; ter um registro de trauma nos hospitais com maior demanda de atendimentos; e realizar a acreditação de centros de trauma dentro da linha de cuidados ao trauma.

Outros associados da SBAIT que são da Câmara Técnica e também participaram da reunião foram: Dr. Jorge C. M. Curi, Dr. Rodrigo Caselli Belém e Dr. Gérson Alves Pereira Jr.