O terceiro domingo de novembro é anualmente lembrado em todo mundo como o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito, um momento para reflexão e alerta sobre os altos índices de ocorrência no trânsito e a importância de frear essas estatísticas.

O tema do Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito 2018 é “”Roads have stories” – “Estradas têm histórias”,que baseia-se no Pilar 2 do Plano Global para a Década de Ação para a Segurança no Trânsito – estradas mais seguras e mobilidade.

O objetivo é aumentar a segurança e a qualidade das redes rodoviárias em benefício de todos os usuários da estrada, especialmente os mais vulneráveis, por meio de avaliações de infraestrutura e melhor planejamento, projeto, construção e operação de estradas.

De acordo com a ONU, os acidentes de trânsito matam 1,25 milhão de pessoas por ano em todo o mundo. O número de feridos varia entre 30 e 50 milhões de pessoas. Brasil, China e Índia respondem por 40% das mortes globais de acidentes devido ao tamanho da população e à taxa de motorização.

As seis maiores causas de mortes no trânsito são o excesso de velocidade, o consumo de bebidas alcoólicas, a falta de cinto de segurança, a falta de equipamento de segurança para as crianças cadeirinha e o assento de elevação), a falta do capacete aos usuários de motocicleta e o uso do celular, de acordo com o site oficial data. http://worlddayofremembrance.org

Siga as ações desse dia pela hashtag ##WDoR2018