O I Congresso Internacional de Traumatologia e Emergências Médicas – CITEM ocorreu de 25 a 27 de outubro em Pedro Juan Caballero/Ponta Porã. O evento contou com a presença do presidente da SBAIT, Dr. José Mauro da Silva Rodrigues, que apresentou aos participantes as atualizações ATLS – 10ª edição, além de
apresentar outras duas conferências durante a programação.

O Congresso, que contou com o apoio da SBAIT,  foi organizado pela Liga Universitária de Traumatologia e Emergências Médicas – LUTEM , formada por acadêmicos do curso de Medicina da Universidade Central do Paraguai – UCP de Pedro Juan Caballero. A LUTEM é a segunda Liga de Trauma internacional a fazer parte do CoBraLT .
Atualmente existem aproximadamente 10.000 brasileiros estudando medicina nesta e em mais seis universidades do Paraguai.

A programação reuniu convidados do Paraguai, Cuba e Brasil, que por meio de conferências, discussão de casos, mesa redonda,  propiciaram debate sobre os temas abordados e interação  com acadêmicos e profissionais presentes.

Dr José Mauro da Silva Rodrigues, presidente da SBAIT ( à esq), com Diego R. Martinazzo, diretor médico do I Congresso Internacional de Traumatologia e Emergências Médicas