Nos dias 26 a 29 de setembro de 2018 ocorreu em San Diego, CA, o  77th Annual Meeting of AAST – The American Association for the Surgery of Trauma e o  4th World Trauma Congress ,  organizado pela WCTC – World Coalition for Trauma Care, Instituição parceira da SBAIT e da qual o membro honorário internacional SBAIT , Dr. Raul Coimbra, é mentor.

O Congresso reuniu 1640 participantes, de 40 países. A delegação brasileira foi composta por mais de 20 colegas, entre congressistas, apresentadores de trabalhos, palestrantes e moderadores de mesas redondas. Durante a programação, foi realizada uma mesa redonda patrocinada pela SBAIT, só com colegas do Brasil.

Segundo os membros presentes, o evento trouxe muitas discussões e tópicos controversos em Trauma, Cuidados Críticos e Medicina de Emergência.

O próximo World Trauma Congress será em 2020, em Brisbane, Austrália. Durante  reunião do Comitê Executivo da WCTC, foram votados os locais dos próximos Congressos Mundiais, ficando definido que em 2022, o Congresso será em Tóquio e em 2024 será a vez do Brasil receber novamente o Congresso Mundial de Trauma, dessa vez em Salvador / BA.  O primeiro Congresso Mundial de Trauma ocorreu no Rio de Janeiro, em 2012.

Com esse Congresso, a SBAIT mostrou mais uma vez a sua importância e recebeu o reconhecimento mundial, com a nossa indicação de Salvador sendo acolhida por unanimidade.