O Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), parceiro SBAIT, lança o curso online e gratuito “Educa: Educação para o trânsito em sala de aula”, voltado a professores do Ensino Fundamental que desejam se qualificar para o uso do conteúdo de Educação para o Trânsito com crianças, referente ao Programa EDUCA.

O objetivo é fomentar novas práticas em educação para o trânsito. O conteúdo do Educa Online é disponibilizado através de vídeos-aula, abordando, em uma carga horária de 16 horas, temas como: os são:  Cenário do Trânsito no Brasil e Mundo, Impactos dos Acidentes – Saúde, Embasamento Legal, Mobilidade Humana Segura e Sustentável, Currículo e Transversalidade, Currículo e Produção de Conhecimento, Diretrizes Pedagógicas e orientações sobre como utilizar cada um dos cinco livros que contemplam os cinco anos do Ensino Fundamental, além de explicações sobre o planejamento em sala de aula do Programa de Educação Para o Trânsito, elaborado pelo Observatório.

O Programa de Educação para o Trânsito – Observatório Educa  é alicerçado em legislações e estudos existentes sobre o tema e com objetivo de contribuir para uma abordagem cada vez mais sistêmica das questões relacionadas à educação para o trânsito. O programa busca apresentar princípios orientadores e subsídios para promover as competências e habilidade do mundo contemporâneo, compreendendo-a como um meio de garantia do direito constitucional de ir e vir. Dessa forma, proporciona a articulação e a coordenação de ações entre as disciplinas e áreas de conhecimento, oferecendo às crianças e jovens a oportunidade de um processo contínuo e sistematizado de educação para o trânsito, que promova o desenvolvimento da autonomia, a capacidade de resolver problemas relacionados ao tema e a capacidade cooperativa e participativa.

O Programa EDUCA é uma coleção de livros didáticos destinado aos alunos do Ensino Fundamental I e II, com conteúdos de abordagens dos temas transversais como Saúde, Meio Ambiente, Ética e Cidadania, nas diversas áreas de conhecimento, focado na mobilidade urbana. As matrizes pedagógicas para cada ciclo do ensino fundamental contemplam nove temas por ano, a coleção incluí, também, manual do professor com todas orientações de uso e aprovados pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito), pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) e totalmente alinhado com a Base Nacional Comum Curricular da Educação – BNCC

Saiba mais:

Inscrições gratuitas
carga horária: 16 horas de estudos e atividades online
certificação ao final das aulas
Informações: 19 3801 4500 ou email onsv@onsv.org.br