No dia 12 de setembro de 2018 ocorreu a 5ª reunião internacional do DATC (Definitive Anaesthetic Trauma Care Course / Cuidados  Definitivos de Anestesia no Trauma) em Genebra, Suiça.

A reunião foi realizada no departamento de cirurgia da Universidade de Genebra contando com a presença do médico anestesista Dr José Hélio Zen Junior, representando a SBAIT.

Além do Brasil, diversos países também estiveram representados na reunião: Japão, Dinamarca, Noruega, Africa do Sul, Espanha, Suiça, Holanda, Portugal e Reino Unido.

Durante a reunião, cada representante apresentou seu posicionamento em relação à expansão do curso DATC, mostrando pontos que devem ser observados para a realização da expansão.

Para o Brasil, Zen explicou que já temos equipe interessada e à disposição para expansão em território nacional e na América Latina, com apoio da SBAIT (Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado), a qual pretende estabelecer parceria com sociedades de anestesiologia (SBA e SAESP).

Em maio desse ano, a SBAIT realizou o primeiro curso DATC / DSTC (Definitive Surgical Trauma Care) no Brasil , contando com instrutores nacionais e internacionais, entre eles, Luís Vale e Sérgio Baptista, precursores do DATC em Portugal há 10 anos.