A edição do XIII Congresso Brasileiro SBAIT reuniu uma programação focada em atender exatamente a demanda dos profissionais da área.

Os cursos pré-congresso estão entre os destaques , promovendo atualização nas áreas de Cirurgia do Trauma e Atendimento Pré-Hospitalar.

Pela primeira vez dois cursos estiveram na programação do Congresso SBAIT: o Curso Teórico -Prático de Resgate / Transporte Aeromédico  e o Curso Prático de Imobilização Pré-Hospitalar em Trauma. 

O Curso Teórico- Prático de Resgate / Transporte Aeromédico reuniu 36 inscritos entre médicos, enfermeiros e acadêmicos no dia 22 de agosto no aeroporto de Bacacheri, em Curitiba. O curso foi dividido em dois blocos, no período da manhã, com uma parte teórica, onde os instrutores trabalharam temas importantes como a legislação aeromédica no Brasil,  segurança e condutas , transporte e resgate aeromédico. No período da tarde os alunos foram participaram de estações práticas, finalizando com discussão de casos.

Curso Teórico-Prático de Resgate / Transporte Aeromédico

Participantes e instrutores do curso de resgate / transporte aeromédico

 

O também inédito Curso Prático de Imobilização Pré-Hospitalar em Trauma reuniu 15 participantes no dia 22 de agosto, e teve como objetivo ensinar e treinar o aluno na imobilização das vítimas de trauma, com demonstração e treinamento de várias técnicas, como uso do colar cervical, prancha de imobilização dorsal, cintos de fixação, etc. O curso, totalmente prático, foi realizado em esquema de rodízio em estações, permitindo aos participantes o treinamento de todas as técnicas demonstradas, contando com a supervisão de instrutores especializados no atendimento pré-hospitalar.

Curso Prático de Imobilização Pré-Hospitalar em Trauma

Participantes do Curso Prático de Imobilização Pré-Hospitalar em Trauma

Já o  Curso DSTC – Definitive Surgical Trauma Course, tradicional e reconhecido curso promovido pela SBAIT em parceria com a IATSIC ( International Association for Trauma Surgery and Intensive Care), com o objetivo de preparar cirurgiões já formados a abordarem lesões traumáticas graves, com estratégias e técnicas cirúrgicas avançadas. O curso foi realizado de 20 a 22 de agosto de 2018 na Associação Médica do Paraná e na Universidade Positivo, reunindo 28 participantes, de 9 estados do Brasil e instrutores nacionais e internacionais.

Curso DSTC

Participantes e instrutores do Curso DSTC

O XII Congresso Brasileiro SBAIT / XX CoLT ocorreu de 23 a 25 de agosto no Expo Unimed, em Curitiba e reuniu cerca de 1300 participantes.