Junho é o mês de prevenção à queimaduras. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, queimaduras são a quarta maior causa de morte entre as crianças, devido à falta de noção do risco e das sequelas causadas por esse trauma. De acordo com a SBAIT – Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado – a maior parte (62,1%) das ocorrências relacionadas à queimadura ocorre dentro do ambiente doméstico e através de cuidados simples, pode-se evitar a maior parte dessas ocorrências.

Como prevenção é o caminho mais seguro e menos custoso, a Liga do Trauma da Unicamp juntamente com os Bolsistas SAE – Unicamp organizaram uma campanha do Salvando Vidas para conscientizar a comunidade acerca das formas de se evitar e dos riscos de traumas causados por queimaduras.

Para atingir esse propósito, estamos lançando um vídeo que será divulgado via mídias sociais e confeccionado folders contendo dicas de prevenção e cuidados no manuseio da vítima que serão entregues à comunidade. A campanha tem por objetivo levar instruções simples que ao serem adotadas, auxiliam a evitar esses traumas e esclarecer e impedir a propagação de mitos de utilização de substâncias caseiras como borra de café e pasta de dente, muito comumente aplicados em queimaduras.

Ajude a divulgar mais esta campanha de prevenção!

 

Confira também:

Guia SBAIT de prevenção de queimaduras

Vídeo “Prevenção de Queimaduras” 

 

Ana Paula Rios

Gustavo Santos

Isaque Pires

Lucas Militão

Orientador: Dr Thiago Calderan