Nesta quinta-feira, 24, foi realizada na Escola Americana de Campinas uma ação de orientação a estudantes do Ensino Médio da Instituição, promovendo o curso “Treinamento de Emergência nas Escolas”. Os estudantes aprenderam as técnicas de Reanimação Cardiopulmonar (RCP) e também como realizar procedimentos para desengasgar crianças, bebês e adultos, como a Manobra de Heimlich, e quais são as medidas necessárias para estancar sangramentos.

A ação contou com a presença do diretor do capítulo SP da SBAIT, Dr Bruno Pereira, como instrutor e apoio do Instituto Terzius e SBAIT.
 
A ideia do curso surgiu após a morte do menino Lucas, de Campinas, que engasgou com um pedaço de salsicha em uma excursão da escola em que estudava. Desde então, a mãe de Lucas, Alessandra Zamora, vem desenvolvendo um amplo trabalho para a sanção da Lei Lucas, que prevê que o ensino de primeiros socorros seja incluído na grade curricular dos alunos e obriga escolas, creches, berçários públicos e particulares, além de locais de recreação infantil, a proporcionarem a capacitação de seus funcionários para a prestação de primeiros socorros.
 
“Nós decidimos sair na frente e treinar os alunos da Escola Americana de Campinas. Esperamos que este trabalho cresça e alcance o maior número de pessoas. Isso vai permitir que muitas vidas sejam salvas em nosso País”, reforça Pereira.
Confira momentos do curso: