
No dia 05 de abril de 2018, a Universidade Vale do Rio Doce (Univale) da cidade de Governador Valadares, cidade localizada no Leste de Minas Gerais foi sede da primeira reunião científica da Liga Acadêmica de Cirurgia, Trauma e Emergências (LACITE – GV).
Estiveram presentes no evento mais de 450 pessoas. Na abertura do evento, uma mesa com as autoridades de órgãos representativos da cidade e da região foi composta para garantir notoriedade ao evento. Estavam presentes à mesa:
- Lisandra Lopes Coelho Rocha (reitora da Universidade Vale do Rio Doce)
- Dr. Rômulo César Leite Coelho (presidente do Conselho Diretor da Fundação Percival Farquhar, mantenedora da Univale, que também representou Associação Médica de Governador Valadares)
- A prof.ª Lorena Bruna, representando a coordenação de Medicina da UNIVALE
- Dra. Karina Dantas Ruiz Magalhães (coordenadora do curso de Medicina da UFJF-GV
- Francinélia Borges de Souza (coordenadora de Enfermagem do SAMU)
- Ricardo Gonçalves da Silva (capitão do Corpo de Bombeiros)
- Dr. Sebastião Fontes Santiago (diretor técnico do Hospital Samaritano)
- Dr. Gustavo Pereira Fraga (conferencista da noite)
- Ana Clara Guedes (presidente da LACITE-GV, aluna do 4º período de Medicina da UNIVALE)
- Erick Raulino Corbelli (presidente do Centro Acadêmico de Medicina da UNIVALE)
- Dr. Romeo Lages Simões (orientador da LACITE-GV)

Dr Gustavo Pereira Fraga em sua apresentação
Em seguida, o grande convidado da noite Prof. Dr. Gustavo Pereira Fraga, coordenador da Disciplina de Cirurgia do Trauma da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e diretor do Comitê de Prevenção da Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado (SBAIT) apresentou como tema a conferência: “Ligas do Trauma, como podemos contribuir para a sociedade?” A palestra apresentada por Dr. Fraga mostrou ao público presente como as ligas podem contribuir para a sociedade através de medidas de prevenção que são estimuladas pelo SBAIT, assim como medidas de ação coletiva que podem modificar a evolução da doença trauma.
Na sequência, o membro da SBAIT, e orientador da LACITE-GV Dr. Romeo Lages Simões que é professor do Módulo de Habilidades Medicas I (Urgências e Emergências) Habilidades Médicas II (Fundamentos da Cirurgia) da Univale apresentou ao público presente as atualizações que virão na Décima edição do ATLS.
Para finalizar, Prof. Dr. Gustavo Fraga e Dr. Romeo moderaram uma mesa de discussões de casos clínicos desafiadores. Nessa mesa estavam presentes cirurgiões da cidade de Governador Valadares, como:
- Dr. Anderson Pereira dos Santos (cirurgião geral e cirurgião proctologista)
- Dr. Emerson Silveira de Araújo (cirurgião geral e cirurgião do aparelho digestivo)
- Dr. João Luís Oliveira Gusmão de Andrade (cirurgião geral, cirurgião do aparelho digestivo e cirurgião em cirurgia bariátrica e metabólica)
- Dr. Marcus Flávio (cirurgião geral e cirurgião do trauma)
- Dr. Paulo Bicalho (cirurgião geral e cirurgião do trauma, com doutorado em cirurgia pela UFMG)
- Dr. Walthon Pereira Miranda (cirurgião geral e cirurgião pediátrico)
- Dr. Romeo Lages Simões (moderador)
- Dr. Gustavo Pereira Fraga (moderador)
Os casos foram apresentados pelos residentes do programa de Cirurgia Geral do Hospital Municipal de Governador Valadares (HMGV) Dr. Felipe Moreira (R2) e Dra. Camila Colombo (R1).

Dr Gustavo Pereira Fraga e Dr Romeo Lages com integrantes LACITE-GV
O evento encerrou-se com a proposta e o compromisso da LACITE GV de implementar projetos como Salvando Vidas, P.A.R.T.Y., Simulado Nacional SBAIT de Atendimento a Múltiplas Vítimas de Trauma e Maio Amarelo. Além disto, a LACITE GV aproveitou a cerimônia para lançar seu projeto inicial: “Calouro Sangue Bom” com o intuito de promover a doação de sangue, para que os nossos hemocentros possam ter a reserva de hemoderivados em números suficientes que possam atender a toda comunidade, sobretudo aos pacientes vítimas de trauma em fase de choque Grau II e Grau III.
É a LACITE GV preocupada com a boa formação dos acadêmicos de Medicina de Governador Valadares e engajada nas suas contribuições sociais.