Foi realizado no dia 21 de março, o curso “Novas tendências no tratamento da hemorragia: Técnicas de manejo endovascular na emergência (EVTM)”, realizado no laboratório de cirurgia experimental do Hospital Albert Einstein, (São Paulo/SP), reunindo mais de 30 alunos, entre médicos e residentes.

A SBAIT foi uma das apoiadoras do evento, que contou com participação internacional do Dr. Tal Hörer (Orebro University, Suécia) e organização do Dr. Milton Steinman . A SBAIT esteve representada pelo presidente Dr José Mauro da Silva Rodrigues e pelo diretor do capítulo SP, Dr Bruno Pereira, também presidente da WSACS (The Abdominal Compartment Society). 

A reanimação endovascular é uma mudança de paradigma no tratamento do paciente hemodinamicamente instável, hemorrágico e/ou traumatizado. Durante o curso foram discutidos avanços técnicos de embolização, tratamento endovascular e, em especial, reanimação através da oclusão aórtica com balão endovascular – Resuscitative Endovascular Balloon Occlusion of the Aorta (REBOA), que vem ganhando enorme importância por se mostrar um tratamento efetivo da hemorragia aguda.