Nos dias 5 a 7 de dezembro foi realizado mais um curso Definitive Surgical Trauma Care (DSTC) em Portugal, na cidade de Coimbra, organizado pela ALTEC (Associação Lusitana de Trauma e Emergência Cirúrgica). O curso contou com a presença de 20 alunos e oito instrutores internacionais, sendo três do Brasil: Amauri C. Rocha (de Maceió, AL, atual Primeiro Secretário da Diretoria da SBAIT), Gustavo P. Fraga (de Campinas, SP, atual Coodenador do Comitê de Prevenção da SBAIT) e Sizenando V. Starling (de Belo Horizonte, MG, ex presidente SBAIT 2011-2012). O diretor do curso foi o Dr. Louis Riddez, da Suécia, e o coordenador o Dr. Carlos Mesquita, de Portugal, que ajudou na implantação do DSTC no Brasil em 2010.

Simultaneamente foram realizados os cursos Definitive Anaesthetic Trauma Care (DATC), para anestesiologistas, e o Definitive Perioperative Nursing Trauma Care (DPNTC), para enfermeiros.

Na tarde do dia 7 de dezembro foi realizado o Trauma & Emergency Surgery Symposium (TESS) no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, 
com a participação dos três brasileiros e outros palestrantes estrangeiros, como os cirurgiões Jonathan Tilsed, da Inglaterra, e Michael Sugrue, da Irlanda do Norte.