Foi realizado nesta terça-feira, 21 de novembro, no TCC (Tênis Clube de Campinas),  o Workshop Salvamento Aquático. O evento, gratuito e aberto ao público, forneceu instruções práticas e teóricas sobre salvamento aquático, prevenção de afogamento e treinamento de Reanimação Cardiopulmonar. A atividade fez parte da Semana Latino-Americana de Prevenção em Afogamento, promovida no Brasil pela SOBRASA (Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático), parceira SBAIT.

Após uma parte teórica, os participantes  treinaram na prática as orientações recebidas pela equipe de treinamento composta  por Dr Thiago Calderan, (orientador da Liga do Trauma da Unicamp) e pelo Corpo  de Bombeiros Militar de Campinas, representados pelo Sgt PM Michel, Cabo PM Jerson, Cabo PM Neto, Sd PM Silva.

Segundo dados da Sobrasa, 17 pessoas morrem, em média, por dia no Brasil, vítimas de afogamento. São seis mil pessoas por ano. Esta é a segunda causa de morte na faixa entre 1 e 9 anos; a terceira entre 10 e 19 anos e a quarta, na faixa dos 20 aos 25 anos.

O evento foi promovido pela Liga do Trauma da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), em parceria com a SBAIT , através de mais uma edição do Salvando Vidas (CoBraLT)

A Semana Latino-Americana de Prevenção em Afogamento segue até o dia 26 de novembro, com diversas ações de orientações e prevenção em todo o país.

Saiba mais: www.sobrasa.org