Em julho de 2017 foi realizado em Porto Alegre, RS uma  Prova de Conceito (POC) com uso de Drone (modelo Mavic  Pro) com transmissão de imagens aéreas em tempo real para o Videowall do Centro Integrado de Comando da Cidade de Porto Alegre.

Segundo o médico Luciano Eifler, membro da diretoria do capítulo SBAIT-RS,  o objetivo foi avaliar a qualidade de transmissão da imagem, distância e alcance de voo e demonstrar a possibilidade de uso do equipamento como ferramenta no socorro a Múltiplas Vítimas e apoio a missões críticas envolvendo a Guarda Municipal, Defesa Civil e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

O equipamento utilizado nesta Prova de Conceito foi o Drone Mavic da Marca DJI que tem autonomia aproximada de 30 minutos de voo, desloca na velocidade de até 65 km por hora e cobre uma distância de 8 Km a partir da base de controle. Conta com câmera de alta resolução (4K) com envio de vídeo em tempo real por serviço de Streaming Live.

O modelo de Drone utilizado cobre uma distância de 8 Km a partir da base de controle

O projeto piloto com a utilização de Drones pelo Centro Integrado de Comando da Cidade de Porto Alegre (CEIC) pretende agregar informações através da transmissão de imagens diretamente da cena em grandes eventos e incidentes, auxiliando na gestão de situações de crise pelos diversos órgão que integram a Prefeitura. O CEIC conta com Videowall de 16 metros de comprimento composto por 39 telas de 55 polegadas e sala de controle com 24 posições de trabalho e utiliza o videomonitoramento para o planejamento operacional da cidade, prevenção e atendimento de emergências

A Guarda Municipal de Porto Alegre conta também com Centro de Comando Móvel (ônibus) com moderna tecnologia e estrutura para captação de imagens. O veículo tem câmeras acopladas que fornecem monitoramento em um raio de até 30 metros. Com o uso do Drone essa capacidade pode ser ampliada em um raio de até 8 Km utilizando o Centro Móvel como base de apoio logístico nas operações.

Com a Utilização do Drone a capacidade de captura de imagem pode ser ampliada em um raio de até 8 Km utilizando o Centro de Comando Móvel como base de apoio nas operações.

Videowall do Centro Integrado de Comando da Cidade de Porto Alegre.

A Prova de Conceito realizada em Porto Alegre demonstrou grande potencial na utilização de Drones em missões críticas, servindo de referencial para ações futuras e novos projetos. O emprego desta tecnologia proporciona a implementação de medidas preventivas em eventos de grande porte e qualifica a assistência no atendimento em emergências, sendo importante ferramenta para gestão de crise.

Importante salientar que o uso de Drones deve respeitar as Normas e Procedimentos de segurança da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) publicada em 02 de Maio de 2017, que proibe a utilização dos equipamentos em caráter recreativo ou comercial a menos de 30 metros de pessoas sem prévia autorização, com exceção de operações de segurança pública ou defesa civil.