Entre os dias 10 e 11 de junho no Campus II da Universidade Santo Amaro – UNISA, sob a Coordenação do Dr. Marcelo Ribeiro Jr., aconteceu o 2º Congresso de Cirurgia da UNISA e 2º Curso de Atualização de Cirurgia de Cuidados Agudos e Trauma dando seguimento ao exitoso evento de 2016, que ocorreu em setembro com patrocínio do Colégio Americano de Cirurgiões e apoio da SBAIT.

O programa de 2017 contemplou temas relacionados às urgências traumáticas e não traumáticas que fazem parte do dia-a-dia dos serviços de Trauma.

Durante o encontro estavam presentes os Drs. Haytham Kaafarani (Harvard) e Andre Campbell (San Francisco University). Contamos com a presença do Dr. José Mauro Rodrigues, presidente da SBAIT falando sobre a formação do Cirurgião do Trauma assim como de inúmeros colegas membros da SBAIT de renome nacional.

Um dos grandes temas abordados foi o Controle de Danos no trauma e urgências não traumáticas assim como a reanimação de controle de danos, que visam reestabelecer os parâmetros fisiológicos do paciente a fim de prepará-lo para os reparos definitivos.

Drs. Haytham Kaafarani (Harvard)