Mutirão orientou população a salvar vidas

Estudantes de Medicina e Enfermagem da Liga do Trauma da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) fizeram, com o apoio de professores e outros profissionais de saúde, um mutirão no dia 13 de maio, no Tênis Clube Campinas, em Campinas (SP), para ensinar a população a salvar vidas através das manobras de RCP (Reanimação Cardiopulmonar).

O evento, coordenado pela SBAIT (Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado) e Instituto Terzius, fez parte do Programa Salvando Vidas, que desenvolve ações em todo o Brasil para ensinar medidas simples para que as pessoas saibam agir em situações de urgência,  e também foi uma das ações do Movimento  Maio Amarelo na cidade.

Os participantes aprenderam, na prática as manobras de RCP

A parada cardiopulmonar é um evento súbito e imprevisível, que pode acontecer a qualquer momento e com qualquer pessoa. Consiste em uma perda abrupta das funções cardíaca e pulmonar, levando a óbito, se não for revertida. O tratamento empregado nesses casos é a reanimação cardiopulmonar. Para saber como proceder em uma situação como esta, as pessoas que participaram do treinamento aprenderam a reconhecer uma parada cardíaca, a pedir ajuda e iniciar imediatamente as compressões torácicas.

Confira imagens: