Dr. André Gusmão ( SBAIT-BA), em sua defesa de tese de doutorado

No dia 22 de fevereiro de 2017, o diretor do Capítulo-BA da SBAIT, o médico André Gusmão Cunha realizou defesa de Doutorado em Imunologia, na Faculdade de Medicina da Bahia/UFBA, com o título “Perfil Epidemiológico e Imunológico Inicial na Coagulopatia Associada ao Trauma em Pacientes Graves” sob a orientação do Prof. Roberto Meyer e co-orientação da Profa. Andréa Mendonça, professores do Programa de Pós-Graduação em Imunologia (PPGIm/UFBA).

Banca examinadora

O tema tem importância pois a coagulopatia acomete de 25 a 30% dos pacientes traumatizados graves, que apresentam maior tempo de hospitalização, taxa de internação em UTI, necessidade de cirurgia e de transfusões, e mortalidade. Foi o primeiro trabalho brasileiro com dados locais sobre o tema, com 27,9% dos pacientes traumatizados admitidos com coagulopatia no Hospital do Subúrbio.

A tese ainda estudou níveis séricos de citocinas em pacientes traumatizados com coagulopatia precoce. Das citocinas estudadas, apenas IL-6 apresentou níveis mais elevados em pacientes com coagulopatia precoce, sugerindo que esta citocina é um marcador imunológico deste distúrbio em pacientes traumatizados.