A Organização Mundial da Saúde publicou, em conjunto com o Banco Mundial o “Informe
mundial sobre prevenção dos traumatismos causados pelo trânsito”. O documento é considerado o primeiro grande informe sobre essa questão, o que reforça a preocupação de ambos os órgãos. O relatório defende que “o número de lesões no trânsito é inaceitável e em grande parte evitáveis”.
As lesões causadas pelo tráfego constituem um importante problema de saúde pública, porém, negligenciado, cuja prevenção eficaz e sustentável requer esforços concentrados. De todos os sistemas com os quais as pessoas têm de lidar todos os dias, os sistemas de trânsito são os mais complexos e perigosos. Estima-se que a cada ano no mundo 1,2 milhões de pessoas morrem de colisões nas vias públicas e 50 milhões ficam feridas. As projeções mostram que, sem um compromisso renovado com a prevenção, esses números aumentarão em cerca de 65% ao longo dos próximos 20 anos.
O informe possui três objetivos:
- Aumentar o grau de consciência, compromisso e de tomada de decisões em todas as áreas (governos, indústria, agências internacionais e organizações não-governamentais), para que se possam aplicar estratégias de eficácia cientificamente comprovada na prevenção de lesões causadas pelo trânsito.
- Contribuir para uma mudança na forma como consideramos a natureza do problema de lesões no trânsito e o que constitui uma prevenção eficaz. A ideia de que estas lesões são o preço da mobilidade e do desenvolvimento econômico deve ser substituída por uma abordagem mais holística, colocando maior ênfase na prevenção através de ações a todos os níveis do sistema de trânsito.
- Para ajudar a fortalecer as instituições e criar parcerias eficazes para atingir os sistemas de trânsito mais seguros. Estas parcerias devem estabelecer-se horizontalmente entre diferentes setores do governo e verticalmente entre os diferentes níveis do mesmo, bem como entre o governo e ONGs. Ao nível do governo, é uma colaboração estreita entre setores como a saúde pública, os transportes, finanças, polícia e outros.
O documento pode ser acessado na íntegra, clicando em:
Informe mundial sobre prevenção dos traumatismos causados pelo trânsito ( inglês)
Outras informações: