No dia 23 de abril foi realizada na Sala de Telemedicina do Hospital de Clínicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) uma reunião de consenso sobre o tema “Abdome Aberto”.
A reunião foi organizada pela Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado (SBAIT) como parte do programa do INTERGASTRO & TRAUMA. O objetivo da reunião foi discutir controvérsias relacionadas às indicações de peritoniostomia na urgência, o uso da terapia de pressão negativa, o tratamento de fístulas enterocutâneas e as opções para o fechamento da parede abdominal. A reunião foi coordenada pelos professores Gustavo P. Fraga (Unicamp / presidente da SBAIT) e Marcelo Ribeiro (UNISA).
Os casos clínicos foram apresentados pelos cirurgiões Lourenilson Souza (São Paulo), Tarcísio Reis (Recife) e Marcelo Ribeiro (UNISA). Um total de 46 cirurgiões participaram do consenso, entre esses alguns convidados internacionais, como os professores Juan Carlos Puyana (EUA), Carlos Ordoñez (Colômbia), Carlos Mesquita e Jorge Ribeiro (Portugal), David Costa e Juan Carlos Rumbero (Espanha) e Juan Carlos Salamea (Equador). Cirurgiões de vários estados do Brasil puderam comentar os casos e apresentar a experiência em seus respectivos serviços, a fim de que esse consenso gere recomendações para o tratamento do paciente com Abdome Aberto em nosso meio.
A reunião teve o apoio da Acelity e a SBAIT, com o apoio do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, ficou responsável por escrever e publicar as conclusões do consenso.