Um novo tratamento revolucionário, ainda em fase de estudos, é a grande esperança de médicos e pacientes – poder regenerar lesões da coluna vertebral e reverter uma paralisia.
A pesquisa está sendo conduzida pelo professor Geoffrey Raisman, especialista em regeneração da espinha da University College – Londres e foi divulgada pelo programa Fantástico (Rede Globo) deste domingo (02). A técnica consiste no transplante das células do bulbo olfativo para dentro de uma espinha lesionada. ” “O sistema do olfato é a única parte do sistema nervoso que está em renovação constante”, conta o professor Raisman.
Darek Fidyka , que passou a viver em uma cadeira de rodas, depois de levar uma facada que atravessou a medula espinal, é o primeiro paciente do mundo a passar por essa cirurgia revolucionária.
Depois de três meses, já começaram a aparecer melhoras. “Comecei a ganhar músculos e a sentir frio, calor, formigamento. Antes da cirurgia, eu não conseguia pedalar. Depois, já comecei a ter algum movimento”, conta Darek. Com o retorno das sensações e da força muscular, Darek já consegue dirigir um carro adaptado . As sensações também voltaram à bexiga, ao intestino e a outras partes do corpo.
Os detalhes do tratamento foram publicados em uma revista científica. Até o momento, Darek é o único paciente testado.
Confira a reportagem na integra, acessando o link:
Homem com paralisia volta a andar após fazer tratamento revolucionário ( Fantástico, 02/11/14)