partu es congresso ok

Participantes do programa durante palestra

Em comemoração ao primeiro ano de atividades do Programa de Prevenção ao Trauma Relacionado ao Álcool na Juventude – P.A.R.T.Y. no Estado do Espírito Santo,  foi realizado, no dia 26 de setembro, mais uma edição do P.A.R.T.Y. ES, dessa vez, durante as atividades científicas do  54° Congresso Médico Estadual da Associação Médica do Estado do Espírito Santo – AMES, realizado em Vitória-ES,  entre 25 a 27 de setembro.

O programa  contou com a participação de 50 (cinquenta) alunos do 3º ano da EEEFM Irma Maria Horta – Vitoria e com a presença do Cirurgião e coordenador do programa, Dr. Cláudio Ferreira Borges, além do Batalhão de Trânsito, do Centro de Reabilitação Física do Estado do Espírito Santo – CREFES – e demais voluntários.

Com objetivo de inspirar novos e antigos profissionais a rediscutir a prática médica atual em questões clínicas, de pesquisa e as políticas de saúde, tendo o tema central a discussão dos “novos caminhos do sus”, o evento contou em sua programação com um espaço para interação e com objetivo de conscientizar os jovens e a sociedade médica do estado sobre os risco e a importância da prevenção de acidentes de trânsito e ações para combater a doença trauma em nosso estado.

A abertura do evento foi realizada pelo Dr. Cláudio Borges, que apresentou aos alunos a história do P.A.R.T.Y., bem como sua difusão e implantação no estado, apresentando vídeos e dados do Ministério da Saúde referentes aos alarmantes números dos acidentes de trânsito relacionados ao uso de álcool no Brasil e no Estado.

Capitão Isaac Rubim, Comandante da 3ª Cia/BPTran, ministrou uma palestra onde foram abordados os efeitos que o álcool promove sobre o organismo, assim como noções básicas de segurança no trânsito. Também foi demonstrado aos alunos o uso do etilômetro (aparelho  que permite determinar a concentração de bebida alcoólica em uma pessoa, analisando o ar exalado), sendo feita a comparação dos níveis de álcool presentes no ar expirado após o consumo de bebida alcoólica e consumo de bebida não alcoólica.

congre

Simulação de atendimento a vítima de trânsito

Logo após, os alunos tiveram a oportunidade de acompanhar a simulação de um atendimento a uma vítima de acidente de trânsito, realizada pelos monitores do programa juntamente com o Dr. Cláudio Borges, orientando aos estudantes do ensino médio, sobre os pequenos detalhes, que são importantíssimos em um atendimento à uma vítima de trauma.

O evento contou ainda com a participação do instrutor do Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo – CREFES, Martoni Sampaio, que expôs um pouco da sua experiência atuando no apoio à reabilitação de pessoas que sofreram algum tipo de trauma, além de apresentar os programas oferecidos às mesmas, pelo CREFES, com objetivo de incluir o esporte como fator de reinserção na sociedade de indivíduo com deficiência.

Também esteve presente a voluntária Fátima Silva, que participa do P.A.R.T.Y. desde o primeiro programa realizado no Estado, relatando aos alunos o que mudou na sua vida quando se tornou cadeirante e sua experiência de reabilitação através da prática de esporte, tornando-se integrante da equipe de basquete em cadeiras de rodas do Espírito Santo.

Por fim, foi aplicado aos alunos um pós-programa, com intuito de avaliar o impacto causado pelo evento.

Confira imagens:

Texto: Tiago Pina Bernardes e Fernanda Alves Boy

Imagens: Laite Liga de Trauma e AMES – Associação Médica do Espírito Santo