grajauO programa de Residência Médica em Cirurgia do Trauma do hospital Grajaú foi Credenciado em 2012 pela CNRM. O Serviço, coordenado pelo Prof. Dr. Marcelo A. F. Ribeiro Jr. conta com Corpo Docente vinculado a Universidade de Santo Amaro, coexistindo com o Programa de Residência em Cirurgia Geral desta instituição.

Por se encontrar em uma região da Capital do Estado com grande concentração demográfica, o hospital do Grajaú é uma referência para urgências traumáticas, assim como urgências cirúrgicas não traumáticas, proporcionando um amplo cenário de prática para obtenção de experiência em tais situações.

A prevalência de lesões penetrantes e traumas contusos permite a realização de trabalhos e protocolos de acordo com as diretrizes atuais da cirurgia do trauma.  Atualmente o serviço dispõe de 3 médicos cirurgiões nos plantões que oferecem supervisão integral das atividades assistenciais aos médicos residentes. Além disto ocorrem 3 reuniões acadêmicas por semana, visitas diárias em todos os pacientes da retaguarda do pronto socorro, UTI e enfermaria.

O serviço dispõe ainda de FAST na sala de trauma assim como utilização de forma rotineira de Terapia de Pressão Negativa para Controle de Danos. Os residentes tem a oportunidade de realizar parte de seu treinamento em instituições parceiras garantindo com isto uma ampla formação em trauma e áreas correlatas como radiologia, radiologia intervencionista e outras. Além dos plantonistas do Serviço, o Corpo Docente da Disciplina de Cirurgia Geral da Universidade exerce atividades diárias no Hospital com alunos e Residentes.

Pré-requisitos:

Cirurgia do Trauma: Cirurgia Geral (2 anos)

Medicina Intensiva: Anestesiologia (3 anos) ou Clínica Médica (2 anos) ou Cirurgia Geral (2 anos) ou Infectologia (3 anos) ou Neurologia (3 anos)

Mais informações , clique aqui