via calma logoCom o objetivo de diminuir a agressividade do trânsito e promover a convivência amigável entre pedestres, motoristas e ciclistas, a prefeitura de Curitiba lançou em maio,  a “Via Calma”,  a primeira do país, implantada inicialmente em um trecho de 6,3 km da avenida Sete de Setembro, no centro da cidade.

via calma placaCom velocidade limitada a 30 km/h, a “Via Calma”, possui apenas uma faixa para carros em cada sentido, e próximo à calçada o espaço, delimitado por faixas brancas, é preferencialmente da bicicleta. Pelo meio, circulam os ônibus biarticulados, numa via exclusiva. Há, ainda, a bicicaixa (ou bike box), uma marcação de solo entre a faixa de contenção do sinal vermelho e a faixa de pedestres onde os ciclistas esperam com prioridade a abertura do sinal.

tn_620_600_viacalma

A `Via Calma` permite o trânsito compartilhado entre veículos e bicicletas. Crédito imagem: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

Curitiba é considerada a capital mais motorizada do país , com 1,8 pessoa por carro e pouco mais de 1 milhão de automóveis nas ruas.

O desafio é conscientizar os motoristas, mostrando a importância de respeitar as regras da via compartilhada com ciclistas.

Ainda neste ano, o município pretende implantar a “Via Calma” em outras ruas de Curitiba com a mesma configuração.

Saiba em detalhes:

‘Via Calma’ quer convivência amigável entre pedestres, motoristas e ciclistas ( Portal Folha de São Paulo, 24/07/14)