Dr. Coimbra na abertura do II WTC

Dr. Coimbra na abertura do II WTC

Ocorreu em Frankfurt, Alemanha, nesse último domingo 25/05, a cerimônia de abertura do 15th European Congress of Trauma and Emergency Surgery (ECTES) e o II World Trauma Congress (WTC).

A SBAIT é uma das 70 entidades médicas que está apoiando esse evento, sendo que a primeira edição do WTC foi realizada no Rio de Janeiro, em agosto de 2012.

Diretores e sócios da SBAIT na abertura do congresso

Diretores e sócios da SBAIT na abertura do congresso

Até o momento da abertura do congresso já haviam registrados 1650 inscritos, provenientes de 80 países, de todos os continentes do globo, sendo 230 palestrantes. O Brasil foi o nono país em número de inscritos no evento, com 45 participantes, sendo superado pela Alemanha (quase 900 participantes), Holanda, República Checa, Estados Unidos, Itália, Japão, Suíça e Reino Unido. A maioria dos brasileiros participantes do congresso é associado da SBAIT, e a sociedade vai ter uma sessão especial no evento no dia 27/05.

Dr. Abreu-Reis entre os ganhadores do prêmio (terceiro da esq. para dir.)

Dr. Abreu-Reis entre os ganhadores do prêmio (terceiro da esq. para dir.)

Durante a abertura as boas vindas à Frankfurt foram feitas pelo governador local, sr. Markus Frank, e o presidente da European Society for Trauma and Emergency Surgery (ESTES), Dr. Luke Leenen, falou sobre a situação do trauma na Europa. O Dr. Ingo Marzi, presidente do ECTES 2014 e II WTC agradeceu a dedicação da diretoria da ESTES para organizar o evento, o apoio das sociedades da Alemanha e as internacionais, e ao público que resultou no maior número de participantes do ECTES nesses quinze anos.

Dr. Peitzman (no pódium) e Dr. Leenen

Dr. Peitzman (no pódium) e Dr. Leenen

Na abertura foi feita a entrega do prêmio a cinco jovens médicos que concorreram submetendo seus currículuns para apoio financeiro para apresentarem trabalho científico no evento, sendo um deles o Dr. Phillipe Abreu-Reis, sócio da SBAIT. Dois professores foram homenageados como membros Honorários da ESTES: o cirurgião ortopédico Dr. Thomas Rüedi e o norte americano Dr. Andrew Peitzman, que é também Membro Honorário da SBAIT.

No final o Dr. Raul Coimbra, Membro Honorário da SBAIT falou sobre a World Coalition for Trauma Care  –WCTC  e os avanços que já ocorreram após o WTC no Rio, agradeceu ao apoio da ESTES e demais entidades, e anunciou a sede do III WTC, em agosto de 2016: New Dheli, na India. O congresso em Frankfurt continua até 27/05.