A aula desta quarta-feira (23) do Curso Internacional de Resposta Avançada em Desastres contou com a participação do convidado internacional Dr Antonio Martos ( EUA), diretor da área de Telemedicina do Trauma no Ryder Trauma Center, do Jackson Memorial Hospital, em Miami – EUA, de onde participou da aula abordando o tema “Telemedicina em situações de desastres” .

curso desastres antonio marttos

Dr Antonio Marttos apresentou, diretamente de Miami, a aula com o tema: “Telemedicina em situações de desastres”.

Segundo Dr Antonio Marttos, a Telemedicina abre novas janelas no atendimento a desastres, desde o momento da triagem até o ato cirúrgico, proporcionando a troca de experiências e informações durante os procedimentos, mesmo de forma remota.

Dr Marttos compartilhou com os presentes suas experiências com telemedicina no terremoto do Haiti, na Guerra do Iraque, atentado de Boston e também o caso do incêndio de Santa Maria, ocasião em que 35 sites de todo o mundo estiveram conectados com o objetivo de discutir os casos e trocar informações buscando o auxílio às vítimas.

A telemedicina pode ser utilizada como uma grande ferramenta de integração em desastres, pois rapidamente pode ser criada uma rede com os maiores especialistas de trauma para a troca de experiências e opiniões no caso de uma eventual ocorrência, lembrando que a telemedicina é formada por pessoas e não equipamentos.

Dr Marttos finaliza a aula com a mensagem de que “todo ser humano deve ter direito ao melhor atendimento médico possível, a qualquer hora do dia ou da noite, em qualquer lugar do mundo e a telemedicina pode sim, realmente ajudar com que esse objetivo seja alcançado”.

Participaram da décima aula, os Centros:

UFSC (SC), UJFJ ( Juiz de Fora-MG), HULW-UFPB ( João Pessoa-PB), Hospital José Frota (Fortaleza-CE), UFTM (Uberaba – MG) , Hospital das Clínicas -UNICAMP ( Campinas – SP),  UFU (Uberlândia -MG), Hospital Miguel Arraez – (Recife- PE), Hospital Risoleta Neves (MG) e Unifesp – HSP ( São Paulo- SP).

O curso é realizado em parceria com a SPT (Sociedade Panamericana do Trauma) e RUTE (Rede Universitária de Telemedicina). As aulas ocorrem sempre às quartas-feiras, das 11h30 às 13h00. Os inscritos recebem o Manual de Resposta Médica Avançada.

A próxima e última aula será dia 30/04 . Saiba como inscrever seu Centro clicando aqui.