Foi realizado na Escola Bahiana de Medicina, em Salvador, nos dias 3, 4 e 5 de abril de 2014, o 6º Congresso Nordestino de Educação Médica (CONEM). O evento foi organizado pelas Escolas Médicas da Bahia e a Regional Nordeste da Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM).

Vários associados da SBAIT participaram da Oficina.

Vários associados da SBAIT participaram da Oficina

Em continuidade ao subprojeto “Situação do ensino de urgência e emergência nos cursos de graduação de medicina” do PROJETO ABEM 50 ANOS – DEZ ANOS DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA, da ABEM, foi organizada a “Oficina de Urgência e Emergência”, com a participação da presidente da ABEM, Profa. Jadete B. Lambert e professores de instituições de ensino superior de diferentes estados do Brasil, totalizando 70 pessoas.

Prof. Jadete Lampert (presidente da ABEM) na abertura da Oficina

Prof. Jadete Lampert (presidente da ABEM) na abertura da Oficina.

A oficina foi coordenada por Gustavo P. Fraga (Unicamp) e Gerson Alves Pereira Jr. (FMRP USP), respectivamente presidente da SBAIT e diretor da SBAIT-SP. Vários sócios da SBAIT estiveram presentes: André Gusmão (UFBA), Jorge C. M. Curi (Unicamp / Associação Médica Brasileira), José Mauro S. Rodrigues (PUC SP Sorocaba), Marcelo Ribeiro (UNISA), Ricardo A. T. Gonsaga (FAMECA Catanduva). Ricardo Breigeiron (PUC RS) e Rogério F. Schneider (ULBRA Canoas RS).

Na oficina foram feitas várias recomendações para o ensino de urgências e emergências nas escolas médicas que serão enviadas para apreciação da diretoria da ABEM e divulgadas em breve.

Professores de diferentes faculdades estiveram presentes.

Professores de diferentes faculdades estiveram presentes.